Benefícios da beterraba: alimento pode ser segredo para ter energia para treinar

Além disso, os benefícios da beterraba também incluem prevenção da anemia, grande inimigo de quem consome pouca ou nenhuma carne

Com cor intensa e sabor levemente adocicado, a beterraba não passa despercebida. No entanto, ela não é apenas um ingrediente que agrega na estética e paladar, ela também pode ser muito importante para a nossa saúde.

Veja abaixo os benefícios da beterraba e seja convencido de incluir esse vegetal na dieta.

Benefícios da beterraba para a saúde

(Crédito: freepik/freepik)

Prevenção de anemia

Talvez esse seja um dos benefícios mais populares da beterraba. Afinal, ela contém ferro, vitamina B9 e vitamina C. Todos esses nutrientes atuam na produção de hemoglobina, componente dos glóbulos vermelhos do sangue que normalmente, quando está baixo, causa anemia.

Saúde cardiovascular

A vitamina B9 também ajuda a evitar doenças cardiovasculares como AVC e infarto, por exemplo. Isso acontece pois seus nutrientes atuam na redução dos níveis de homocisteína no organismo, que pode causar alterações nos vasos sanguíneos quando em níveis muito altos.

Além disso, ela contém nitratos, que ajudam a relaxam os vasos sanguíneos e melhorar a circulação do sangue e reduzindo a pressão alta. Já as fibras reduzem a absorção de gordura, melhorando os níveis de colesterol.

Auxílio nos treinos

Ela se tornou a queridinha dos atletas pois serve como um ótimo pré-treino. Seu consumo antes da atividade física aumenta a oxigenação, aumentando a energia, rendimento e disposição.

Outro ponto está no fato de que a beterraba também ajudam na recuperação após o treino graças ao potássio e cálcio.

Aumenta a imunidade

A beterraba também contribui para fortalecer o sistema imunológico por causa das vitaminas e do zinco que fazem parte da sua composição.

Alimentação e saúde