Beber vinho antes do treino pode melhorar seu desempenho, diz estudo

Se você gosta de apreciar vinhos com moderação em jantares ou mesmo em casa, para relaxar, certamente já ouviu falar que a bebida é capaz de promover diversos benefícios para a saúde, entre eles, o combate a doenças cardiovasculares e redução dos riscos de desenvolver diabetes tipo 2. Como se não bastasse, uma recente pesquisa ainda descobriu que o vinho tinto pode melhorar o seu desempenho na prática de exercícios.

Leia também:
Quantas calorias tem sua taça de vinho?
Aprenda combinar vinho com fondue
Copos de vinho decorados: como fazer

De acordo com um estudo da Universidade de Alberta, no Canadá, propriedades do resveratrol, um composto encontrado no vinho tinto, são semelhantes às que recebemos durante treinos físicos. Em menores quantidades, a substância ainda pode ser achada em manteiga de amendoim, chocolate amargo e, claro, uvas vermelhas.

ShutterStock

Segundo o líder do experimento, a quantidade de resveratrol em uma taça de vinho ajuda a melhorar o desempenho físico, a função cardíaca e até mesmo garantir força muscular equivalente a uma hora de atividades na academia. A descoberta, portanto, poderia ser útil para pessoas incapazes de praticar exercícios ou precisam de uma dose extra de incentivo.

Apesar de animador, o resultado do estudo, de acordo com os próprios pesquisadores, não pode ser encarado como uma permissão para o consumo abusivo da bebida e que o vinho, sozinho, não é capaz de substituir completamente a prática de exercícios que promove longevidade, perda de peso, alívio do estresse e saúde física e mental.