Diminuir a ingestão de sal – que, em excesso, está associado ao aumento da pressão arterial – é uma forma de diminuir os riscos de ataques cardíacos e derrames, mas, recentemente, cientistas descobriram que pode haver outra estratégia. Alimentos ricos em potássio podem ajudar a controlar os efeitos do sal – e, para isso, bananas e abacates são úteis (especialmente para mulheres).
Banana e abacate ajudam a reduzir pressão arterial em mulheres
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Amsterdã, na Holanda, mulheres que consomem regularmente alimentos com potássio, como banana e abacate, podem neutralizar os efeitos negativos do sal na dieta e reduzir a pressão arterial. Os dados foram divulgados recentemente no periódico científico European Heart Journal.
O trabalho científico contou com a avaliação de cerca de 25 mil homens e mulheres britânicos entre 40 e 79 anos de idade que fizeram parte de uma pesquisa entre 1993 e 1997. Os participantes preencheram questionários que envolviam hábitos de vida e dados sobre a pressão arterial, e tiveram analisadas amostras de suas urinas.
Com base nos dados, os pesquisadores descobriram que, à medida que o consumo de potássio nas mulheres aumentava, a pressão arterial diminuía – e, de maneira inusitada, esta relação não foi encontrada em homens.
Os participantes foram acompanhados por 19 anos e, durante esse período, 55% foram hospitalizados ou morreram devido a doenças cardíacas. Após o ajuste para fatores como idade, sexo, índice de massa corporal, uso de tabaco, entre outros, os estudiosos descobriram que as pessoas com maior ingestão de potássio tinham um risco 13% menor de doenças cardíacas em comparação com aqueles com menor ingestão.
Em um comunicado publicado no site da universidade, Liffert Vogt, que liderou a pesquisa, afirmou que os resultados sugerem que o potássio ajuda a preservar a saúde do coração, efeito decorrente, a princípio, do fato de que ele ajuda a eliminar mais sódio na urina. Isso, no entanto, beneficia mais mulheres do que homens.