Uma das frutas mais populares da região Amazônica, o bacuri é uma fruta um pouco maior do que uma laranja cuja polpa branca é rica em minerais como cálcio, fósforo e potássio. O sabor agridoce permite que ela seja utilizada largamente para a preparação de doces, sucos e sorvetes.
Saiba mais sobre as frutas amazônicas:
Cupuaçu deixa a pele mais firme e aumenta a saciedade
Pupunha fortalece a imunidade e previne doenças degenerativas
Açaí emagrece, mas os de supermercado podem engordar
Benefícios do bacuri
Nutricionista da clínica Super Healthy, Paola Moreira afirma que o bacuri possui alto teor de fibra alimentar e, por isso, ajuda o intestino a funcionar e manutenção dos níveis de colesterol no sangue. “Além disso, ele favorece a saciedade, auxilia o controle da glicemia e fortalece o sistema imunológico”, explica. Por isso, pode-se dizer que o bacuri ajuda a emagrecer.
As fibras têm sua ação associada a efeitos anti-inflamatórios, por isso, pessoas hipertensas, obesas e diabéticas se beneficiariam com o consumo do bacuri.
Outro benefício da fruta está em suas boas doses de cálcio e fósforo, minerais que garantem a saúde dos ossos e dentes e agem na transmissão dos impulsos nervosos. Já a carência de potássio pode causar cansaço, fraqueza muscular, câimbras e irritabilidade. O óleo extraído de suas sementes é usado como anti-inflamatório e cicatrizante na medicina popular e na indústria de cosméticos
No vídeo abaixo, você encontra outras dicas de alimentos que fazer muito bem à saúde.