Já houve um tempo em que a prática do boxe era exclusividade dos lutadores e esportistas. Agora ele está inserido nas academias de ginásticas e conquistou espaço na agenda de homens, mulheres e crianças. Segundo Anderson Alex da Silva Corrêa, professor e ex-lutador, os benefícios da prática são inúmeros e quem começa não quer parar mais.
Leia também:
Muay Thay emagrece até 1000 kcal por aula
Saiba quais exercícios mais queimam calorias
Suplementos para ganhar massa muscular ajudam a emagrecer
O treino
Segundo o professor, ainda é muito comum as pessoas buscarem o boxe porque querem aprender a lutar e saber se defender. “O domínio dos movimentos e da técnica realmente aumentam a segurança pessoal, mas esse não é mais o único motivo que fazem as pessoas buscarem o esporte”, afirma o ex-lutador.
Para quem quer perder peso ou definir o corpo, o esporte está entre as melhores opções. “Os movimentos são alternados, ou seja, para dar um soco com a mão direita, você movimenta todo o corpo, desde a ponta do pé esquerdo, passando pelas pernas, a cintura, o abdômen, o peitoral, os braços até a cabeça”, explica o profissional. Essa alta exigência a cada golpe é a responsável pela alta queima calórica, cerca de 1000 calorias em média.
Restrições do boxe
Como toda atividade física, o box também tem as suas exigências. “Mulheres grávidas, pessoas com lesão, problema nos joelhos ou na coluna precisam de liberação médica para a prática do esporte”, conclui o professor que enumera os benefícios da prática:
Motivos para experimentar
- Emagrece
- Corrige e melhora a postura
- Aumenta capacidade cardiorrespiratória
- Define pernas, glúteo, abdômen, braços e peitoral
- Afina cintura
- Apura o raciocínio e o reflexo
- Trabalha resistência
- Melhora a concentração e a coordenação motora
- Alivia o stress