Aprenda a potencializar a flexão de braço para tonificar também o peito e barriga

Simples, conhecidos desde a infância e práticos por poderem ser feitos em qualquer lugar e sem exigir equipamentos e acessórios, exercícios de flexão de braços nem sempre são lembrados por quem pratica atividades regularmente, mas podem realizar verdadeiras transformações no corpo.

Benefícios da flexão de braços

O exercício de flexão fortalece principalmente braços (tríceps e deltoide), músculos da região peitoral, ombros e costas. A atividade então ajuda a eliminar a gordurinha que fica entre o seio e o braço, seca a “gordurinha do sutiã”, ou seja, a sobra adiposa nas costas que fica aparente quando a mulher veste a lingerie e contribui para a definição do abdômen.

Flexões de braços ainda trabalham músculos das coxas e quadris por fazerem com que as pernas fiquem corretamente posicionadas quando você pratica a atividade. Aliada a um treino aeróbico, o exercício também contribui de forma eficiente para a prevenção da redução na força muscular e capacidade física que acontecem naturalmente ao passar dos anos.

Como potencializar a flexão de braço

Uma maneira simples de variar o exercício de flexão ainda é realizar a atividade de pé, conta uma parede. Posicione as mãos na parede um pouco mais afastadas que os ombros, ligeiramente abaixo da altura dos ombros. Dobre os cotovelos e incline-se com o peito em direção à parede e volte à posição inicial. Confira outras variações que dificultam a execução da flexão:

Inclinada

iStock

Para potencializar seus resultados e trabalhar mais músculos por vez, a flexão pode ser inclinada. Para isso, apoie-se em uma plataforma elevada, como uma cadeira, por exemplo, realizando os movimentos tradicionais do exercício. Você pode apoiar tanto as mãos quanto os pés.

Com abdominal lateral

iStock

É possível também fazer a atividade com deslize de pernas. Ao assumir a posição inicial de flexão, flexione uma das pernas pela lateral com o joelho em direção ao peito na subida e volte com a descida, alternando as pernas em cada série.

Com abdominal infra

iStock

Para trabalhar braços, pernas e abdômen é possível ainda realizar um outro tipo de flexão avançada que começa na posição tradicional e segue para movimentos mais complexos. Após fazer uma flexão normal, mantenha as mãos no chão e deslize as duas pernas unidas para perto do peito, levantando o bumbum para o teto. Volte deslizando as pernas para trás e repita a sequência.

Para isso, o praticante pode apoiar os pés sobre uma bola de pilates, fita de suspensão (como na foto acima) ou um slide board (acessório que facilita o deslizamento dos pés).

Exercícios para emagrecer e definir