Talentosa e confiante, a atriz Mariana Xavier também usa sua voz para incentivar a busca pela autoestima e autoaceitação. A relação dela com o próprio corpo, porém, nem sempre foi boa e, em um papo com a apresentadora Thais Fersoza, ela relembrou o momento da vida em que engordou tentando fazer justamente o oposto.
Remédio para emagrecer fez Mariana Xavier engordar
No vídeo publicado no canal de Thais no YouTube, Mariana afirma que nem sempre tratou seu corpo da maneira mais saudável possível. Segundo ela, no final da adolescência, sua fixação em manter-se magra (como era, já que pesava em torno de 52 kg na época) era tanta que ela começou a tomar remédios para perder peso.
https://www.instagram.com/p/BtbM_ECgCHI/
A atriz já havia contado esta história anteriormente em um vídeo para seu próprio canal, o “Mundo Gordelícia”, e, nele, ela relatou que toda a neura começou por causa de um ganho mínimo de peso (na faixa dos 2 kg). “Aí você, massacrada por essa ditadura da estética, começa a entrar em desespero e falar: ‘Meu Deus, estou imensa, estou horrorosa’. Eis que comecei a tomar os remedinhos para emagrecer”, contou.
Ela contou ainda que fez essa escolha mesmo após ouvir muitas vezes que tomar esse tipo de remédio – inibidores de apetite, por exemplo – é um “tiro no pé”. “Tomei sibutramina, emagreci 3 [kg], engordei 6. Aí fica desesperada de novo, toma anfepramona, emagrece um pouquinho, engorda o dobro, e assim eu fui”, relatou.
https://www.instagram.com/p/BnytuEOhKTp/
Em torno dos 26 anos, além do efeito sanfona provocado pelo tanto de remédios para emagrecer que ela costumava tomar (uma reação muito comum de quem faz este tipo de tratamento por conta própria), diversos fatores fizeram com que, em um ano, ela se visse 20 kg maior do que estava acostumada a ser. “Nesse momento eu realmente comecei a ser taxada de gorda, gordinha, e foi quando caiu a ficha de que eu precisava parar de fazer aquilo comigo”, disse.
Mudança de hábitos
A missão de aceitar seu novo peso e não usar mais medicamentos que fazem mal à saúde, porém, foi complicada. “Não é fácil se dar conta de um novo corpo, perceber que você não vai mais conseguir comprar roupa em qualquer loja como conseguia, etc. Não é uma coisa simples, mas, cara, é possível”, incentivou a atriz. Hoje, ela enxerga isso como um aprendizado.
https://www.instagram.com/p/Br6PYjEA7U0/
“Ninguém engorda 20 kg porque quis, ninguém emagrece loucamente porque acha maneiro. Nosso corpo carrega nossa história. Nosso corpo é só uma pequena parte de nós, é a parte mais perecível, a parte mais mutável. Não vai ter corpo que te deixa realizada ou realizado se a sua mente estiver doente”, comentou.
No vídeo com Thais, ela disse ainda que passou a praticar uma atividade física que ama (a dança), se alimenta de maneira saudável e mantém um controle constante de seus exames, mas, por agora, não pensa em emagrecer. “Ele [corpo] é fruto das escolhas que eu fiz, inclusive as erradas. Eu entendo que, se um dia eu quiser mudar, é um direito meu”, concluiu.
Assista aos vídeos: