Amigos das mulheres

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Ser mulher… São tantas as nossas particularidades! Na mesa, não poderia ser diferente. Alguns alimentos ajudam o sexo feminino, especialmente, a manter a saúde e a beleza. Eles melhoram a textura da pele, dão mais força às unhas, aos cabelos, previnem ou retardam o aparecimento de doenças crônicas e combatem o estresse, a ansiedade e até a TPM, dando mais disposição à mulher que, nos dias de hoje, vive a mil por hora. Portanto, veja o que não pode faltar na sua despensa!

Aveia: ajuda no funcionamento intestinal, no controle do colesterol e da glicose, além de evitar a retenção de líquido. Contém silício, nutriente essencial para a saúde da pele, contra a celulite e anti-envelhecimento.

Castanhas: possuem gorduras insaturadas, que protegem o coração, reduzem o colesterol e retardam o envelhecimento dos tecidos. Melhoram os sintomas da TPM e reduzem a ansiedade.

Outros alimentos que combatem a ansiedade: salmão, ovo, soja e derivados, arroz integral, feijão, lentilha, alface, espinafre, azeite extra-virgem, linhaça, aveia, abacate, maçã, laranja, maracujá, banana, leite desnatado e derivados magros, oleaginosas (castanhas, nozes, avelã, amêndoa), chás como camomila, capim limão, erva cidreira e erva doce.

Abacaxi, vagem, castanhas, nozes, cenoura, folhosos verde-escuros, alho, nozes e centeio ajudam a combater não apenas a ansiedade como também a irritabilidade e a insônia.

Já a linhaça, o óleo de linhaça, a banana, o salmão, a sardinha, a cavala, o atum, a lentilha, as nozes, o gérmen de trigo, o brócolis e o tofu auxiliam na melhora da TPM.

Azeite: aumenta o colesterol bom (HDL) e reduz o ruim (LDL). Além disso, diminui em quatro vezes o risco de artrite na idade avançada. É um dos melhores protetores do coração e ajuda no combate à ansiedade.

Abacate: contém gordura boa, como a do azeite, e ajuda no controle do estresse.

Soja: ajuda na reposição hormonal, sendo interessante para mulheres na menopausa. É, também, boa fonte de gordura insaturada e ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim no sangue.

Gergelim e couve: ricos em cálcio, aliviam as cólicas e o mau humor.

Semente de linhaça: anti-inflamatório natural, também reduz as dores e a retenção hídrica.

Frutas cítricas: contêm vitamina C, poderoso anti-oxidante, atenuando rugas, além de restaurar o brilho e a elasticidade da pele. Outros alimentos anti-envelhecimento: alho, cebola, salmão, azeite, castanhas e linhaça.

Ômega 3: reduz o colesterol ruim e tem ação anti-inflamatória, sendo indicado para artrite, fibromialgia, enxaqueca e outros processos inflamatórios. Está presente em peixes de águas profundas, como atum, salmão e sardinha. Entre as fontes vegetais, apenas linhaça e canola.

Zinco: presente nas carnes, cereais integrais e iogurtes, é anti-oxidante, regenera os tecidos da pele, unhas e cabelos.