Durante a dieta alguns alimentos são priorizados, principalmente se forem leves e pouco calóricos. No entanto, nem todos estes itens podem ser saudáveis, devido à grande quantidade de conservantes e componentes, como o sódio. Um exemplo disso é o famoso queijo Polenguinho, que tem presença garantida em alguns cardápios, mas não é exatamente saudável.
Leia também:
Comer proteína demais faz mal? Engorda? Descubra
Gema do ovo faz mal? Engorda? Saiba quanto você pode consumir
5 alimentos NADA calóricos que você come, mas que estão te fazendo mal
Segundo a nutricionista Camila Prata, o produto é o campeão de sódio, elemento que promove a retenção hídrica, provocando inchaço e, consequentemente, ganho de peso. “Portanto, este é um dos indícios de que Polenguinho engorda mesmo em sua versão light. Por esta razão deverá ser consumido moderadamente”, explica.
Polenguinho faz mal?

A consultora de nutrição da empresa de pesquisa de produtos orgânicos e integrais Phosther Algamar, afirma que o Polenguinho pode ser realmente um vilão: “É gostoso e prático. Mas nutritivo e saudável, nem tanto. Se for comparar o Polenguinho aos queijos magros, como o minas light, cottage e a ricota, ele tem mais gordura, calorias e sódio”.
O Polenguinho também é rico em conservantes para que ele possa ser mantido fora da geladeira, para ter vida longa. “A validade de um Polenguinho é 210 dias. Já o queijo minas é uma semana, no máximo”, exemplifica Camila.
“A praticidade dele ajuda, é melhor comer um Polenguinho light, por exemplo, do que outra fonte de proteína gorda. Mas se puder optar pelos queijos magros mais frescos, é melhor. Ele é uma opção de emergência de quem quer emagrecer, está na rua e não tem como se virar”, opina. A especialista recomenda apostar nos queijos mais leves, tipo o cottage, que é o que tem menos gordura. O queijo minas light é outra boa opção, pois dá para comprar a versão sem sal.