Alimentos que emagrecem, segundo top nutricionista

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Sabemos que os alimentos termogênicos e ricos em fibras são os grandes aliados do emagrecimento. Porém, eles não são os únicos e, talvez, nem mesmo os mais eficientes. Após extensa pesquisa acerca dos mais recentes relatos científicos, a top nutricionista britânica Fiona Kirk, criadora da dieta “2 weeks in the fast lane”, que promete a queima de 6 kg em apenas duas semanas, descobriu uma série de nutrientes e alimentos que são capazes de acelerar a eliminação de gordura do corpo.

Leia também:

Alimentos termogênicos para emagrecer

10 alimentos que ajudam a emagrecer

Alimentos integrais: por que aceleram o emagrecimento?

Segundo explicou a especialista ao site do jornal britânico Daily Mail, as mulheres possuem cerca de 34 bilhões de células de gordura no corpo, e os homens, 25 bilhões. “Quando nós ganhamos peso, não ganhamos novas células de gordura: as já existentes simplesmente aumentam de volume em até cinco ou seis vezes, como um balão que é gradualmente cheio com água”, diz ela. “Para perder esta gordura, nós precisamos fazer com as células encolham e permaneçam encolhidas. Meu plano alimentar é baseado na descoberta de que certos alimentos e hábitos são capazes de acelerar este processo”, conta.

Confira abaixo quais são esses alimentos e entenda de que forma eles ajudam a expulsar a gordura do organismo:

Cálcio
Pesquisas indicam que, além de nos permitir queimar mais calorias por dia, uma dieta rica em cálcio nos faz armazenar até metade da quantidade de gordura do que uma alimentação pobre no nutriente. O cálcio se une aos ácidos biliares e aumenta a quantidade de gordura que excretamos. Assim, ao invés de armazenar a gordura, a eliminamos.
Invista em: queijo cottage, espinafre, brócolis, ruibarbo, salmão enlatado e queijo feta.

Ácidos graxos ômega-3
Considerados um dos maiores segredos para a perda de peso definitiva, eles ajudam a manter o nível de açúcar no sangue saudável, inibem a estocagem de calorias como gordura, estimulam que a glicose seja depositada nas células musculares, e não nas de gordura, e aumentam a termogênese – geração de calor nas células que provoca o uso de gordura como combustível e a queima de calorias. Invista em: peixes gordurosos, feijão, grão de bico, ervilhas congeladas, abacate e nozes.

Carboidratos fermentáveis
Cientistas e nutricionistas têm apostado bastante neste tipo de carboidrato como aliado do emagrecimento. Além de apresentarem poucas calorias, eles regulam o funcionamento intestinal e estão associados com a baixa armazenagem de gordura no organismo após as refeições.
Invista em: feijão, lentilha, milho, ervilhas verdes, cevada, arroz integral e aveia.

Astaxantina
Trata-se de um carotenoide responsável por conferir a alguns peixes e crustáceos uma coloração rosada. Evidências mostram que o componente é capaz de aumentar a utilização de gordura como fonte de energia no organismo e acelerar a queima de gorduras durante o exercício físico.
Invista em: salmão, camarões, lagostim, truta-arco-íris e lagosta.

Veja outros alimentos que ajudam a emagrecer: