Para ter um corpo magro e saudável é preciso fugir de gordura. Essa máxima é encarada por muitas pessoas que lutam contra a balança. Mas, o que a maioria não sabe, é que algumas gorduras podem não só não engordar, como também ajudar a emagrecer.
Leia também
Receita de trufa de chocolate do Vigilantes do Peso para emagrecer
Cinco dicas para preparar frituras de maneira mais saudável
Arroz e feijão, juntos, são importantes para quem quer emagrecer
Isso mesmo! Porém, tudo depende da quantidade e do tipo de gordura consumida. Os alimentos gordurosos que fazem bem são os ricos em gorduras insaturadas. Segundo a médica ortomolecular Dra. Anna Carolina Bordini, elas são fundamentais para formação de hormônios e membranas celulares e ainda ajudam a fornecer energia, além de exercer papel fundamental na absorção e transporte de vitaminas lipossolúveis, como a A, D, E e K.
Já as gorduras saturadas são as que devem ser evitadas, pois engordam e estão diretamente relacionadas ao aumento das taxas de LDL, o chamado mau colesterol. O mesmo acontece com as gorduras trans, aquelas responsáveis pelo sabor dos alimentos industrializados.
Alimentos ricos em gorduras ruins – carnes gordas, leite e derivados são fontes de gorduras saturadas. Já bolos, tortas, biscoitos salgados e recheados, sorvetes, margarinas, óleos de girassol, soja e milho contém gordura trans, segundo a especialista.
Fontes de gorduras boas
As gorduras boas são as do tipo insaturadas, que podem ser divididas em monoinsaturadas e poli-insaturadas. Há muitos estudos que as apontam como elemento fundamental na promoção de saúde ou no aparecimento de doenças crônicas. Os ácidos graxos poli-insaturados, principalmente, são indispensáveis para saúde e bem estar e podem diminuir a mortalidade cardiovascular, reduzir inflamações, dor, câncer e doenças degenerativas do sistema nervoso central. Também emagrece por melhorar o aproveitamento da insulina evitando que a gordura seja estocada.
Veja em quais alimentos encontrar gorduras boas:
Frutas oleaginosas
Castanha-do-Pará
Abacate e o óleo da fruta
Óleo de Coco
Azeite de Oliva
Salmão é uma proteína magra que dá saciedade e é rico em ômega 3, substância benéfica para a melhora, concentração e para dar uma controlada no estresse. Além disso, ele não possui gorduras saturadas como a carne vermelha.
Salmão é uma proteína magra que dá saciedade e é rico em ômega 3, substância benéfica para a melhora, concentração e para dar uma controlada no estresse. Além disso, ele não possui gorduras saturadas como a carne vermelha.