Frutas e verduras que baixam a pressão arterial: o que incluir na dieta?

Veja quais alimentos incluir na sua alimentação para garantir uma pressão mais equilibrada

Se você tem pressão alta ou conhece quem tem, sabe que mantê-la sob controle é crucial e, às vezes, um tanto difícil. E, embora os medicamentos sejam essenciais em muitos casos, a alimentação tem um papel fundamental no equilíbrio do organismo.

Pensando nisso, separamos uma lista de alimentos que baixam a pressão arterial. Veja quais incluir.

Alimentos que baixam a pressão arterial

(Crédito: prostooleh/freepik)

Banana

Rica em potássio, ela ajuda a equilibrar o sódio no organismo e favorece a dilatação dos vasos sanguíneos. De acordo com texto publicado pelo cardiologista dr. Diogo Kalil, “homens devem consumir 3.400 mg de potássio diariamente, enquanto as mulheres devem consumir 2.600 mg”. No entanto, pessoas com problemas renais devem conversar com o médico antes.

Abacate

Essa fruta também é rica em potássio, e, além disso, conta com fibras e gorduras boas. Essa combinação, então, melhora a circulação, o que impacta diretamente na saúde cardiovascular.

Melancia

De acordo com o médico, “ela contém um composto chamado citrulina, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo e contribuindo para a redução da pressão arterial”. Além disso, sua alta quantidade de água ajuda o organismo a funcionar melhor.

Maçã

De acordo com o dr. Kalil, ela é a maior aliada no combate à pressão alta. Isso porque ela combina a vitamina C, que contribui para a saúde vascular, além das fibras solúveis, que reduzem o colesterol, melhoram a circulação e, consequentemente, diminuem a pressão.

Espinafre

Com folhas muito ricas em potássio e magnésio, o espinafre ajuda na regulação da pressão ao relaxar os vasos sanguíneos. Além disso, o magnésio inibe um um neurotransmissor responsável por aumentar a pressão arterial.

Batata-doce

Assim como a banana e o espinafre, a batata-doce é uma excelente fonte de potássio e magnésio. Além disso, ela é rica em fibras, que contribuem para a melhora da circulação.

Alimentação e saúde