Alimentação anti-inflamatória: diga sim a 15 comidas para evitar inchar ou adoecer

por | dez 11, 2017 | Alimentação

Além de provocar inchaço e desconfortos físicos, a inflamação crônica do corpo pode causar ganho de peso por afetar o mecanismo de fome e comprometer hormônios reguladores do metabolismo. A condição ainda é conhecida por estar associada a doenças cardíacas, diabetes, hipertensão, osteoporose e até mesmo câncer.

O problema pode ser causado por diversos fatores como estresse, obesidade e, claro, alimentação inadequada, rica em açúcar e gorduras trans, por exemplo. Conheça as melhores comidas anti-inflamatórias que ajudam a evitar inchaço e problemas de saúde:

Alimentos que combatem a inflamação do corpo

Sementes de chia ou linhaça: elas ajudam a evitar a condição por serem fontes de fibras anti-inflamatórias e omega-3.

Oleaginosas: opções como amêndoas, nozes e pistache são ricas em proteínas e gorduras saudáveis que ajudam a combater a inflamação.

Frutas vermelhas: framboesa, mirtilo e morango são exemplos de frutas que têm ação antioxidante e ainda são fontes de ômega-3 e fibras, nutrientes que também evitam a inflamação do corpo.

ShutterStock

Cúrcuma: também conhecida como açafrão, a especiaria possui componentes que funcionam como anti-inflamatórios naturais.

Gengibre: o alimento é considerado um dos melhores para combater a inflamação do corpo. Ele ainda contribui para aceleração do metabolismo, evita náuseas e facilita o processo de digestão.

Alho: o alimento comum no preparo de pratos do dia a dia é fonte de compostos de enxofre que reduzem as chances de inflamações e ainda fortalecem o sistema imunológico.

Salmão: assim como o atum, o peixe contém ômega-3 e gorduras boas, nutrientes que são considerados importantes no combate à inflamação no organismo.

Vegetais verdes-escuros: além de ricos em fibras e oxidantes, espinafre, couve e acelga são exemplos de alimentos com alto poder anti-inflamatório.

Óleo de coco: o alimento é outra opção considerada excelente anti-inflamatório natural, além fortalecer o sistema imunológico.

shutterstock

Chocolate amargo: o doce, quando consumido com moderação, ajuda a prevenir a inflamação do corpo, reduzindo as chances de contrair doenças.

Ervas e especiarias: opções como manjericão, alecrim, tomilho, orégano, pimenta e canela são ricos em todos os tipos de antioxidantes que podem reduzir compostos inflamatórios de outros alimentos.

Soja: o alimento e seus derivados são conhecidos por reduzir uma proteína que causa inflamação normalmente associada a doenças cardiovasculares.

iStock

Batata-doce: o alimento é rico em vitaminas C e E, carotenóoides e betacaroteno, que reduzem a inflamação e, ainda, ajudam no processo de emagrecimento.

Chá: verde, preto e branco são os tipos de chás que contêm catequinas, substâncias associadas a uma redução nos riscos de inflamação muscular e a uma melhor recuperação muscular.

Grãos Integrais: aveia, arroz integral e cevada são alimentos considerados anti-inflamatóros que ajudam a baixar os níveis de proteína C-reativa, que ainda colabora para o controle de peso.

Saúde e alimentação