
O alho confere um sabor todo especial aos preparos do dia a dia. Ao mesmo tempo em que agrega tempero às receitas, também pode causar desconfortos intestinais como dores abdominais, gases e constipação.
Isso acontece porque o alho possui um tipo de carboidrato conhecido como frutano, encontrado também em outros ingredientes como alho-poró, cebola, aspargos, alcachofra, entre outros. O frutano costuma fermentar no intestino, contribuindo com aquela sensação de estufamento, deixando, inclusive, a barriga inchada.
Como driblar o desconforto causado pelo alho?
Em seu perfil no Instagram, a nutricionista Ana Paula Pujol afirma que algumas dicas culinárias bem práticas podem reduzir os efeitos do alho na flora intestinal sem deixar de lado o sabor do tempero nos pratos.
A especialista cita três truques caseiros para driblar a fermentação do alho que pode causar má digestão:
- Antes de colocar o alho na comida, corte-o ao meio e retire o miolo
- Frite os dentes de alho inteiros em azeite de oliva e baixa temperatura de um a dois minutos antes de descascar. A Dra Ana Paula Pujol explica que, desta forma, é possível garantir o sabor do alho sem os frutanos, que não são solúveis em óleo.
- Substituir o alho por outros temperos, como pimenta, gengibre, salsinha, coentro, manjericão, alecrim, entre outros.
Alho na dieta low FODMAP
A nutricionista explica também que, no caso de pessoas que aderiram à dieta low FODMAP, cortando do cardápio ingredientes que provocam desconfortos gástricos e inchaço, a recomendação é excluir o alho da alimentação.
Para estas pessoas, a dica é substituir o alho por outros temperos, que tenham fácil absorção e não fermentam durante o processo de digestão.
https://www.instagram.com/p/Brn6CwqD-Xr/