Ainda não encontrou um exercício que te dê prazer? 4 perguntas te ajudarão a achá-lo

Para que a prática de atividades físicas seja regular e garanta saúde e manutenção do peso é fundamental que o treino escolhido garanta prazer e não se transforme em um martírio.

Como descobrir qual o melhor exercício para você

Se você já experimentou diversas modalidades, desistiu rapidamente ou trancou a matrícula na academia, mas ainda não encontrou um exercício que combine com você, confira algumas perguntas que podem ajudar a descobrir:

ShutterStock

Como você define sua personalidade?

Se você se considera uma pessoa mais tímida, apostar suas fichas em danças ou exercícios mais lúdicos talvez não seja uma boa opção. Atividades da moda, como zumba, por exemplo, realmente ajudam a emagrecer, mas quem se constrange facilmente e se sente inseguro deve partir para treinos que não exijam tanto contato interpessoal, como pilates, ioga, natação ou mesmo corrida e musculação.

Os mais extrovertidos e animados, por outro lado, por gostarem de interação social talvez devam seguir caminho oposto e investir em exercícios que permitam trocas de experiências, contatos e fugir de atividades mais intimistas.

iStock

Prefere ficar sozinho ou sempre acompanhado de grupos?

Quem não gosta de depender de companhia e gosta de autonomia ao se exercitar deve evitar de aulas que sejam lideradas por um professor e se voltar a práticas como musculação, natação, caminhada, pular corda ou mesmo atividades que possam ser realizadas sem sair de casa.

Já pessoas que se sentem mais estimuladas em grupo podem investir em danças, crossfit, exercícios funcionais e afins. Para muita gente, estar rodeado de outros esportistas é fundamental para o prazer durante a movimentação do corpo.

ShutterStock

Quais são seus objetivos e limitações?

Definir se você deseja que os exercícios tragam “apenas” melhoras à saúde ou se espera deles definição dos músculos também é importante. Todas as atividades físicas protegem contra doenças e melhoram o condicionamento físico, mas algumas podem não trazer resultados visíveis imediatos.

Além disso, se a pessoa sofre de algum problema nas articulações ou mesmo outras doenças pré-existentes ela pode ser obrigada a evitar determinados exercícios. Quem já tem dores nos joelhos, por exemplo, pode piorar a condição se investir em atividades de grande impacto e se beneficiar em movimentos sob a água, como na hidroginástica.

ShutterStock

Quanto tempo você tem no dia para se exercitar?

Sua disponibilidade também deve entrar na avaliação na hora de escolher uma atividade que combine com seu perfil. Crossfit e treinos de alta intensidade, por exemplo, são boas opções para quem busca resultados rápidos, mas não possui muito tempo para se exercitar, já que promovem intensa queima calórica e definição muscular.

Além disso, vale a pena analisar se o exercício que você pretende fazer está disponível em centros e academias próximos à sua casa ou ao seu trabalho. Escolher um tipo de treino que vá exigir tempo extra para locomoção pode desestimular e comprometer a regularidade das atividades.

Exercícios para definir o corpo e emagrecer