Na busca de uma vida mais saudável e com menos calorias, muitas pessoas decidem trocar o açúcar pelo adoçante seja no cafezinho, seja na torta do almoço de domingo. Mas você já pensou em usar o ágave?
Leia também:
Médica dos famosos ensina segredos para exterminar a gordura localizada
Rico em gorduras do bem, abacate é aliado no combate ao colesterol
Turbine sua dieta ingerindo alimentos termogênicos do jeito certo
Esta planta de origem mexicana é parecida com um cacto e fornece um néctar, que após ser extraído e filtrado resulta em um adoçante orgânico que pode ser um ótimo substituto para o açúcar.
A nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cyntia Bassi, explica que o xarope de ágave é mais doce do que o açúcar comum e tem menor índice glicêmico, ou seja, transforma-se em glicose mais lentamente, evitando que o organismo tenha picos de insulina e prolongando a saciedade.
O extrato de ágave tem coloração semelhante à do mel, mas sua textura é mais suave. Contém boas doses de minerais, como ferro, zinco e magnésio. “Pode ser utilizado como coadjuvante ao emagrecimento, já que possui poder adoçante 25% maior do que o açúcar e menor valor calórico”, explica a especialista.
Adicionar o ágave a chás quentes ou gelados, salada de frutas, granolas, iogurte, ou ainda em saladas e pratos salgados, para substituir o mel, são as sugestões de consumo dadas por Cyntia.