Aftas nÃo!

As aftas, conhecidas também como úlceras da membrana bucal ou estomatites aftosas, normalmente aparecem como pequenas e doloridas protuberâncias brancas ou amareladas. Elas provocam dor aguda nos primeiros dias, duram cerca de uma a duas semanas e cicatrizam sem causar maiores problemas.

Embora a causa das aftas seja desconhecida, especialistas acreditam que possa existir uma associação entre o aparecimento de aftas e deficiências de ferro, vitamina B12 e ácido fólico. Comer alimentos com grande concentração desses nutrientes pode ajudar a prevenir as manifestações.

Ao aparecerem as aftas, evite qualquer alimento ou bebida que possa irritas as úlceras. Dentre os agressores mais comuns, podemos listar bebidas quentes, álcool, alimentos salgados ou condimentados e alimentos ácidos.

Experimente uma dieta de alimentos leves e neutros. Caso as aftas doloridas interfiram na alimentação, experimente usar um canudinho para ingerir líquidos e alimentos pastosos. Os alimentos que causam menos dor são: gelatina, iogurte, pudim, arroz e frango cozido.

Coma bastante

Carnes magras, legumes, frutas secas, cereais fortificados e outros alimentos ricos em ferro;

Verduras de folhas verde-escuras, germe de trigo e legumes com ácido fólico ( abacate, aspargo, banana, feijão, grão-de-bico, fígado de boi);

Produtos magros derivados de animais, para obter vitamina B12.

No caso de episódios recorrentes ou aftas mais graves, o dentista pode prescrever uma pasta protetora para acelerar a cicatrização.

ARTIGO RELACIONADO:

DIETA DO SONO BOM

Alimentação de qualidade é aliada do travesseiro