Quantas calorias há nessa refeição? Esse alimento é livre de glúten? Devo evitar a sobremesa? Não são essas as perguntas que você deve fazer para conseguir emagrecer.
Mais importante do que ditar ao seu corpo e que e quando ele deve comer é ouvir ao que ele está pedindo. O questionamento que precisa ter sempre em mente antes de comer é: “Qual o nível da minha fome?”
Reconhecer qual é seu tipo de fome e o tamanho do seu apetite é o verdadeiro segredo para perder peso com saúde, já que contribui para um bom relacionamento com a comida e evita a sensação de privação e sofrimento, tão comum quando encaramos uma dieta.
Qual é o nível da minha fome?

Comer com consciência não é uma dieta e, portanto, não há regras, cardápios ou receitas específicas. O conceito consiste na capacidade de perceber sempre as sensações que experimenta diante de uma refeição e ficar em sintonia com pensamentos e emoções que os alimentos despertam em você.
Ao reconhecer o nível de sua fome, você evita exageros, diminui o estresse e a ansiedade e, consequentemente reduz os riscos de comer por impulso.
Se a sua fome for máxima, por exemplo, quer dizer que já passou da hora de comer e você não pode mais esperar; se for mediana, é o momento de se alimentar, prestando atenção no alerta de saciedade do seu corpo, que indica quando parar (independente de ainda haver ou não comida no prato).
Já se o nível for mínimo, significa que não é fome que você está sentindo, mas sim alguma outra emoção que você está buscando aliviar com a comida – pode ser raiva, ansiedade, tristeza e até felicidade. Neste caso, o que você deve avaliar é o seu sentimento e o que o causou, para que consiga resolver a raiz do problema e não mascará-lo.

O que você deve manter em mente é que não é obrigado ou proibido de comer nada, apenas precisa entender se o que está sentindo é fome, gula ou desejo por aquele alimento específico e então adequar seus hábitos de acordo com isso.
Desta forma, o emagrecimento ocorre de forma natural, o gerenciamento do peso é facilitado, evitando assim o efeito sanfona. E, apesar de o mindfulness ajudar a emagrecer, seus benefícios vão muito além disso, sendo capazes de curar a relação doentia que muitas pessoas têm com a comida.
Dicas para identificar o nível de sua fome e emagrecer
O primeiro passo é conhecer seu alimento. Pode parecer banal, mas estar consciente sobre o que coloca no prato e a origem das opções ajuda a fazer escolhas mais saudáveis e inteligentes, fugindo de comidas que saciam vontades passageiras, mas não a fome em si.

Coma devagar, mastigando lentamente e saboreando cada garfada. Além de estabelecer uma relação mais consciente e saudável com a comida, você garante saciedade de forma mais rápida e não comete exageros.
Encare o momento das refeições com cerimônia, tendo em mente que está fazendo uma pausa no dia para alimentar o corpo e garantir seu bom funcionamento, e não apenas para matar a fome.
Procure se alimentar em ambientes tranquilos e longe da TV, computador ou celular. Evite distrações que dificultam a consciência da sua fome real e atrapalhe, assim, o processo de perda de peso.
Como perder peso com saúde
- Melhor dieta do mundo para emagrecer: faz perder peso rápido e com saúde
- Os 3 passos mais eficazes para perder peso rápido, segundo a ciência
- Cardápio detox de 5 dias para quem exagerou, mas não quer engordar