A polÊmica do glÚten

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Gente, sou louca por pão. Como vou fazer uma dieta sem pãozinho… Se alguém tiver uma dieta de pães por favor me avisem!!! Não posso viver sem eles!!! Link: Fórum Bem Leve.

Há alguns meses, matérias de revistas e jornais condenavam o glúten como um grande vilão, não só da boa forma, como da saúde. As informações alarmantes davam conta que o glúten formava uma capa em torno do instestino, prejudicando a absorção de nutrientes e causando vários problemas.

Passada a euforia das dietas sem glúten, hoje se sabe que ele não é tão mal assim. Segundo os princípios da reeducação alimentar, tudo em exagero pode não ser positivo, e com o glúten não é diferente.

O que é glúten?

O Glúten é uma proteína presente nos seguintes alimentos: Aveia, Cevada, Centeio e Trigo. Entre os supostos vilões estão alimentos como pães, biscoitos e massas em geral. Tal conduta contradiz diretrizes amplamente publicadas por organizações de saúde internacionalmente respeitadas tais como OMS (Organização Mundial de Saúde) e ADA (American Dietetic Association).

A ingestão de carboidratos é muito importante, pois eles são o combustível primário do nosso organismo. Dietas pobres em carboidratos podem causar tontura, cansaço e confusão mental a princípio, diminuindo o rendimento no trabalho e na rotina diária, além de desestabilizarem o equilíbrio dos outros macro nutrientes ingeridos.

A professora Raquel Telhado explica que “todos os alimentos ao serem ingeridos sofrem o processo de digestão. No caso específico das proteínas, a digestão começa no estômago pela ação de enzimas chamadas de pepsina, que quebram essas ligações e geram moléculas um pouco menores. Ao chegarem ao intestino delgado, sofrem ação de outras enzimas (tripsina, quimotripsina e carboxipeptidase), sendo desdobradas em moléculas ainda menores e aminoácidos, que serão absorvidos”. Raquel ainda alerta que “de forma geral, as proteínas do glúten também sofrem este processo (de digestão), não sendo encontrados relatos na literatura, de acúmulo do glúten no intestino”.

Então, se você não é portador da doença celíaca, ou seja, se não tenha intolerância ao glúten, pode e deve continuar consumindo os alimentos que contém a substância, sempre com moderação como é aconselhado.

Saiba mais: BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS COM GLÚTEN

Por Isabelle Lindote

Artigo anterior: DIETA ORTOMOLECULAR – Saiba porque esta dieta está fazendo a cabeça de tantas pessoas.

Próximo artigo: GORDURA NO RÓTULO Agora é lei, fique de olho!

QUE TAL TESTAR SEUS CONHECIMENTOS NO QUIZ:

GLÚTEN NA DIETA – VILÃO OU MOCINHO?