Uma das opções de exercício mais adotadas por quem está começando a fazer exercícios, a caminhada pode ser também um ótimo jeito de queimar gordura. Em alguns casos, quando comparada a um treino de alta intensidade e outros exercícios pesados, ela pode ser até mesmo superior neste quesito.
As mulheres são as maiores beneficiadas pelas caminhadas regulares apresentando menores índice de massa corporal e de circunferência abdominal do que as que optam por outras formas de treino. Conheça algumas maneiras de deixá-la ainda mais proveitosa.
Como deixar a caminhada mais intensa
Ganhe velocidade
Apesar de ser apenas uma caminhada é importante ter certa velocidade e intensidade no exercício. Você pode aumentar assim a queima calórica, melhorar a capacidade pulmonar e até perder alguns quilos. Sendo assim, foque na sua respiração e crie um ritmo de queima de gordura.
Faça intervalos
É importante ganhar velocidade, mas você não precisa andar rápido o tempo todo. Na verdade o ideal é alternar entre uma caminhada leve e um ritmo mais puxado, segundo pesquisas. Isso pode aumentar em 20% a queima de calorias.
Foque nos movimentos
Além do ritmo da caminhada e dos intervalos, é muito importante trabalhar o seu corpo por completo. Por isso, preste muita atenção no movimento dos seus braços, em como você pisa, na contração do abdômen, estufamento do peito e na sua postura.

Não abuse no pré-treino
Praticar exercícios com fome não é muito indicado, mas caminhadas intensas não necessitam necessariamente de uma grande quantidade de calorias ou carboidratos. Sendo assim, a não ser que você vá caminhar logo depois de acordar, coma algo bem leve.
Refeição após caminhada
Após fazer um treino de 60 minutos ou mais você precisa se alimentar. Isso não é regra para caminhadas de 30 minutos ou menos, mas, se este não é o seu caso e se você ainda está longe do período de uma refeição grande, opte por lanches que contenham carboidrato e proteína na proporção de 3 para 1. Isso ajudará a repor o seu nível de glicogênio e alimentar os seus músculos.
Trabalhe seus músculos ao caminhar
Você pode perder peso mas também massa muscular enquanto caminha. Por isso, depois de já ter adotado uma rotina um pouco mais ativa, é válido incorporar exercícios como agachamentos, levantamentos, avanços, flexões e outras modalidades que vão trabalhar os seus músculos.
Exercícios físicos
- Veja um treino especial para levantar o bumbum
- Conheça 9 exercícios para emagrecer que você pode fazer em casa
- Não gaste nada para emagrecer! Veja lista de exercícios para fazer de graça