Se mesmo fazendo dieta há algum tempo você ainda não conseguiu se livrar dos quilinhos extras e chegou até a engordar, saiba que, apesar das restrições, pode estar mantendo alguns hábitos equivocados de atrapalham muito o emagrecimento.
Hábitos que atrapalham a perda de peso
1. Insistir em fazer dieta sem orientação de um especialista, apostando no mesmo regime de uma amiga ou famosa. Cada corpo possui necessidades nutricionais particulares e exige um plano alimentar diferenciado. Além disso, o profissional de saúde poderá analisar outros fatores – metabólicos, por exemplo – que podem estar atrapalhando o emagrecimento.
2. Você excluiu do cardápio determinados grupos de alimentos que considera “vilões” da perda de peso, sem consultar um nutricionista. Abandonar totalmente o consumo de certos nutrientes é perigoso para a saúde e pode, além de tornar mais lenta a perda de peso, causar problemas em longo prazo.
3. Ficar muito tempo sem comer e pular refeições, ao contrário do que você pode imaginar, só atrapalha o processo de emagrecimento saudável. Quando o alimento demora muito para chegar, o organismo, como forma de defesa, começa a reservar energia e desacelera o metabolismo. Por isso investir em lanches intermediários é recomendação comum entre especialistas.
4. Você investe todas as suas fichas em produtos diet e light, sem exatamente manter uma alimentação balanceada. A ausência de açúcar em um alimento do gênero nem sempre significa baixo teor calórico. Muitas vezes, eles são até ricos em sódio que, em grande quantidade, provoca retenção de líquido e retarda o emagrecimento.
5. Você não consegue manter uma boa rotina de sono. Dormir menos do que o recomendado pode desregular os hormônios que controlam o apetite, causando fome e compulsão alimentar, além de causar fadiga e redução do ritmo metabólico.
6. Se o estresse domina sua vida, saiba que terá maior dificuldade para perder peso. A condição prejudica o bom funcionamento do metabolismo e, quando os níveis do hormônio cortisol aumentam, o corpo entra em um modo de armazenamento de gordura, atrapalhando o emagrecimento.
7. Beber álcool com frequência, sem moderação, também atrapalha a perda de peso pois as calorias extras consumidas com o álcool são armazenadas no corpo como gordura. Estudos apontam que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas está associado ao ganho de peso, principalmente na região da cintura, o que traz prejuízos não somente ao emagrecimento, como também para a saúde.
8. Se você faz dieta e cuida da alimentação, mas ignora a importância de realizar atividades físicas, saiba que também vai demorar muito mais para emagrecer. Se exercitar regularmente acelera a queima de calorias, alivia o estresse e ainda garante massa muscular, que ajuda a definir e desenhar o corpo, evitando assim flacidez comum que ocorre após o processo de perda de peso.
Emagrecer sem sofrimento
- 11 lanchinhos pouco calóricos que tornarão sua dieta prazerosa
- Há uma regra para comer tudo o que tem vontade sem engordar
- Comecei a dieta e engordei: devo trocar de regime ou esperar um pouco?