Se você pratica exercícios físicos, deve estar familiarizada com algumas regras básicas na hora de realizar os movimentos que evitam lesões e riscos à saúde. Manter-se hidratada, escolher um tênis adequado e realizar aquecimento e alongamento são alguns deles.
Leia também:
9 erros na academia que estão te impedindo de emagrecer
Gafes na academia: 15 vexames que você (ou alguém que você conhece) passa
5 erros pós-treino que anulam suas chances de definir: proteína demais e outros
No entanto, os cuidados não param por aí – na verdade, este é apenas o começo. O ideal é ter sempre um profissional qualificado acompanhando o treinamento e orientando sobre a maneira correta de realizar cada movimento.
Como hoje muitas pessoas optam por treinar em casa, no parque ou na academia do prédio, esse monitoramento nem sempre acontece. Mesmo quem malha em academia pode ficar desamparado em alguns momentos, já que geralmente há poucos profissionais para auxiliar um grande número de alunos.
Portanto, o melhor a fazer é se informar o máximo possível sobre o assunto e procurar ficar atenta durante a prática de atividades. Apesar de não substituir a orientação profissional, isso irá te ajudar a treinar da forma mais segura possível.
As regras a seguir foram dadas por profissionais do esporte consultados pelo jornal The Huffington Post:

No agachamento, não deixe seus joelhos apontarem para direções opostas, tanto para fora quanto para dentro, ou ultrapassarem a linha dos dedões do pé, diz a especialista fitness Liz Neporent. “Isso pode gerar problemas nos joelhos e dor”, adverte.

Não prenda a respiração. Muitas pessoas fazem isso sem perceber no levantamento de peso. “Isso causa um fluxo repentino de sangue ao coração e perturba o ritmo cardíaco”, explica Gary Guerriero, um dos donos do U.S. Athletic Training Center, em Nova York.

Atente-se à postura sempre que realizar um movimento. Segundo Guerriero, isso serve para estabilizar o tronco e lombar, evitando sobrecarga nas articulações e ligamentos. A postura correta distribui igualmente o peso sobre o corpo. Um simples virar de cabeça durante o agachamento pode comprometer o alinhamento das costas.

Não tente treinar com dor. Aprenda a diferença entre dor boa e dor ruim. Dor nas articulações não é boa, diz Guerriero. “Músculo dolorido é aceitável, contanto que a dor não ultrapasse 5 em uma escala de 1 a 10”, aconselha. Nunca ignore os sinais do seu corpo.

Evite usar impulso ou “trapacear” de outras formas. Balançar o corpo ou usar impulso para levantar peso não só irá sabotar sua boa forma como pode causar lesões e danos às articulações. “Nunca treine com impulso exagerado. Sempre realize o exercício de maneira controlada”, diz Guerriero.

Faça o movimento por completo. Trapacear, como fazer “meio agachamento”, compromete os resultados. Um estudo mostrou que aqueles que usavam cargas menores, mas faziam o movimento inteiro, tiveram maior perda de reserva de gordura, ganho de força e crescimento muscular do que quem usou mais peso e fez o movimento parcialmente.

Nunca pare de repente na esteira. Se você está correndo em alta velocidade e pára, pode se sentir tonta, pois seu coração continua bombeando como se você estivesse correndo. “Você não dá a chance para que seu corpo elimine o ‘sangue antigo’ (desoxigenado) e o lixo metabólico (ácido lático)”, diz Pete McCall, consultor do Conselho Americano do Exercício.

Sempre que necessário, tenha alguém do lado para auxiliar no levantamento de peso. Segundo McCall, nossos músculos lançam um sinal inibitório automático quando estamos prestes a levantar peso demais e corremos o risco de nos machucar. Você pode não conseguir controlar e ficar presa sob a barra, por isso, é importante ter alguém que possa ajudar neste momento.