7 mitos sobre a corrida: Deixa seio caído? Emagrece?

A corrida é um dos esportes mais democráticos e versáteis. Ela pode ser realizada em qualquer lugar do mundo, a qualquer horário, não depende da disponibilidade de outras pessoas e exige apenas vontade, roupa e tênis adequado.

Leia também:

Alimentação sem carboidratos: prós e contras

Contar calorias e só comer proteínas são os maiores erros da dieta

Alimentação para melhorar o desempenho no treinoesporte completo

Correr de casaco ajuda a perder peso 

MITO. Usar mais roupas do que o necessário só faz com que o individuo perca mais líquido através do suor, mas que será reposto a medida que ele consumir água e se reidratar. Além disso, essa opção ainda pode acarretar em prejuízo no desempenho do treino e na saúde do praticante por causa de desidratação.

Usar tornozeleiras com cargas ajuda na perda de peso 

VERDADE. Ela aumenta o esforço mas não pode ser incorporada ao treino sem orientação e supervisão de um profissional, pois pode causar um desequilíbrio, prejudicando e até lesionar o praticante. O uso inapropriado de caneleiras e pesos extras pode muito perigoso para a saúde do atleta.

Acordar e sair para correr sem se alimentar é bom 

MITO. Acordar depois de uma longa noite de sono e não se alimentar pode prejudicar muito o desempenho do treino. Os estoques de glicogênio estão baixos e é fundamental repô-los antes da atividade. Frutas e cereais integrais são os alimentos ideais para se ter energia durante a prática do esporte. Preferencialmente devem ser consumidos 30 minutos antes do treino.

Sentir dor é sempre ruim

MITO. Não, nem sempre sentir dor é um mau sinal. Na verdade a dor é um alerta para algo que pode estar errado e, apenas precisa ser corrigido, como postura, pisada, tênis adequado. Mas é importante estar atento para a diferença entre dor e desconforto. A dor é, sim, um alerta, já o desconforto pode ser apenas uma consequência da quebra da inércia, natural ao movimento. Quando não estamos praticando nenhuma atividade física algumas partes do corpo deixam de ser utilizadas e elas costumam “reclamar” quando voltam a ser requisitadas.

Correr faz cair o peito 

MITO. Sim, a corrida é um esporte de impacto e isso tem consequências em todas as partes do corpo. Para que isso não tenha reflexos negativos nos seios, é fundamental o uso de tops apropriados e é aconselhável a prática de atividades de fortalecimento muscular em paralelo como musculação, yoga ou pilates.

Para começar a correr é preciso estar em forma 

MITO. Estar acima do peso não é um problema para começar a correr. Claro, isso depende da dimensão do excesso de peso. A preocupação principal nesses casos é a condição dos joelhos de absorver o impacto e o quadro geral da saúde, como bom funcionamento do coração e a ausência de problemas na coluna, por exemplo. Pessoas acima do peso devem aderir à corrida que é um excelente aliado na redução de peso e medidas. A orientação profissional faz toda diferença, pois só a avaliação do caso e as devidas recomendações podem auxiliar o aspirante a suportar o sobrepeso e alcançar seus objetivos sem lesões.  

Treino bom é aquele que se termina exausto

MITO. O treino ideal é aquele que utiliza na medida certa o condicionamento já existente e promove a evolução. Ao final da corrida, não há frustração ou falta de fôlego mas ânimo gerado pelo movimento e hormônios produzidos pelo próprio corpo e a vontade de testar os próprios limites de forma gradual e gentil.