null: nullpx
gases-Tasaudavel

7 fatores que podem estar fazendo você produzir mais gases do que o normal

Publicado 8 Jun 2017 – 11:15 AM EDT | Atualizado 16 Mar 2018 – 08:22 AM EDT
Reações
Compartilhar

Sensação de estufamento, desconforto e até mesmo certo constrangimento são experimentados por pessoas que sofrem com excesso de gases. Se você sente que a condição é frequente no dia a dia, vale conhecer e evitar alguns dos principais fatores que podem estar fazendo você produzir mais gases do que o normal.

Fatores comuns do excesso de gases

1. Consumir em demasia refrigerantes ou outras bebidas gaseificadas, saiba que nem sempre o gás acumulado é expelido por meio do arroto e, portanto, pode fazer com que ele fique preso no cólon.

2. Mascar chiclete o tempo todo durante o dia também pode fazer com que você produza mais gases do que o normal. Então, evite a goma caso sofra frequentemente com o desconforto.

3. Como o corpo não é capaz de digerir açúcares artificiais, se você consome muitos doces pode acabar acumulando gases.

4. Se você consome muita salada, saiba que alguns vegetais, como brócolis e couve, por exemplo, demoram para ser digeridos e, quando permanecem muito tempo no intestino, provocam gases que, em alguns casos, podem ser excessivos.

5. Você pode nem desconfiar, mas fatores emocionais também podem fazer com que produza mais gases do que o normal. Não é à toa que muitos médicos chamam o intestino de “segundo cérebro”: condições como estresse, por exemplo, podem afetar a digestão e gerar acúmulo de gás.

6. O excesso de gases ainda pode estar relacionado à intolerância à lactose, ou seja, a incapacidade do organismo de produzir a enzima que digere o leite e seus derivados.

7. Por fim, um quadro de constipação é outro fator que pode aumentar a produção de gases. O acúmulo de fezes não expelida permanece no intestino e libera involuntariamente o ar de odor desagradável.

Intestino preguiçoso? Como combater o problema

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse