7 exercícios que não são tão eficazes quanto você acha e podem até ser perigosos

Se você mantém uma rotina de atividades físicas regular, sua a camisa na academia, mas ainda assim não consegue notar diferenças no corpo, talvez precise então conversar com seu personal trainer para saber se não está apostando em exercícios que, além de serem pouco eficazes, ainda podem comprometer músculos e articulações.

Exercícios pouco eficazes

1. Abdominais em aparelhos: em teoria, os aparelhos do gênero seriam eficazes por isolar completamente o abdômen, mas nas atividades do dia a dia os músculos da região nunca trabalham sozinho. O resultado é que você não se sentirá verdadeiramente forte.

ShutterStock

2. Abdominais tradicionais: sem aparelho e apenas com um colchonete o abdominal básico tampouco vai esculpir sua barriga da maneira que a maioria das pessoas imagina e ainda pode provocar dores e problemas no pescoço e coluna. O ideal é trocar os movimentos básicos pelo exercício de prancha, que é mais eficaz e fortalece a lombar.

3. Exercício adutor de coxas: o aparelho tradicional das academias que usa a parte interna das coxas para fortalecer toda a região empurrando pesos além de também ser apenas isolado, que não garante grande eficiência, ainda não queima gorduras.

4. Elevação frontal: o levantamento dos braços com halteres não é necessariamente um exercício ruim, mas se você exagera na atividade com o mesmo peso não vai obter os resultados desejados. Se você ainda não é forte o suficiente para levantar o peso que está segurando pode sofrer com problemas nos ombros, pescoço e de postura.

ShutterStock

5. Extensão de perna: o aparelho que usa as pernas para levantar pesos enquanto está sentada também não é indicado pois, segundo especialistas, pode causar grande estresse nas articulações e colocar muita pressão sobre joelhos e tornozelos.

6. Desenvolvimento com máquina: o exercício de levantamento de peso com os braços é bom para desenvolver e tonificar músculos de braços e ombros, mas realizar a atividade no aparelho, sentada em um banco, em vez de usar halteres, reduz os efeitos dos movimentos.

7. Corrida em esteira: a atividade pode trazer excelentes resultados, mas somente quando realizada de maneira correta. Caminhar ou correr segurando as laterais do aparelho pode reduzir seus benefícios, já você acaba diminuindo a naturalidade dos movimentos quando usa o peso do próprio corpo.  

Exercícios para pernas sem academia:

Atividades poderosas:  5 exercícios que vão deixar seu metabolismo a mil