Uma das dietas da moda é parar de comer carboidrato, ou diminuir drasticamente sua ingestão, sob a justificativa de que este nutriente contribuiria para o ganho de peso. Uma das fontes principais de carboidrato são os pães e massas. De fato, carboidratos preparados com farinha branca podem engordar mais e fazer mal para a saúde, enquanto que os carboidratos integrais e de boa qualidade são a melhor opção. Ainda assim, tem gente que bane o carboidrato por completo da dieta, mesmo que seja por tempo limitado. O site norte-americano Popsugar Fitness listou os efeitos que essa escolha pode provocar no corpo.
1. Você perde água do organismo
Quando a ingestão de carboidratos é reduzida, a primeira coisa que se percebe é como magicamente o ponteiro da balança baixa. Mas, segundo a nutricionista Marie Spano, na verdade, essa queda brusca não se dá pela perda de gordura no organismo, e sim de água. Ela explica que os carboidratos são armazenados no corpo em forma de glicogênio, e cada grama de carboidrato no corpo guarda uma quantidade de água que corresponde de três a quatro vezes o peso dela. Então, assim que os carboidratos são cortados, o organismo passa as reservas de glicogênio, perdendo uma boa quantidade de água.
2. Você pode ficar indisposto
Os carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo. Quando uma pessoa os corta da dieta, os estoques de glicogênio (que é como o corpo armazena o carboidrato) vão ficando baixos, até que o organismo começa a destruir as células de gordura, ficando sem pequenos fragmentos de carbono chamados de cetonas. O resultado? Mau hálito, boca seca, cansaço, tontura, insônia, náusea e confusão mental. Muitos desses sintomas são típicos de gripes e viroses. Algumas vezes, o corpo pode até se adaptar e produzir cetonas, mas essas não são as fontes “favoritas” de energia.
3. Sua compulsão alimentar diminui
Esse é o caso principalmente quando os carboidratos produzidos a partir de farinha refinada e produtos refinados. Eles fazem com que os níveis de açúcar no sangue rapidamente disparem – depois, caem também velozmente. Um estudo publicado no American Jounal of Clinical Nutrition indica que esse movimento ativa partes do cérebro responsáveis por controlar o vício. Entretando, carboidratos integrais ricos em fibras podem evitar essa “montanha-russa” do açúcar no sangue, fazendo com que a compulsão alimentar diminua.
4. Seus níveis de energia caem
Cortar inclusive os carboidratos integrais pode levar a uma diminuição na energia do corpo de uma forma geral. Este tipo de alimento é uma ótima fonte de ferro, magnésio e vitaminas do complexo B – todos esses nutrientes são responsáveis por manter elevados os níveis de energia do organismo. Além disso, os carboidratos são o principal “combustível” do corpo e, sem eles, todas as células do corpo “desaceleram”.
5. Você deixa de ir ao banheiro com a frequência habitual
Também é verdade quando o assunto são os carboidratos integrais, que tem um papel importante porque são ricos em fibras. Elas ajudam a estabilizar a glicose no sangue, a reduzir os riscos de obesidade e de diabetes. Além disso, as fibras são importantíssimas para manter o intestino regulado.
6. Você fica mais irritada
Carboidratos, sejam eles integrais ou não, aumentam os níveis de serotonina no cérebro, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Então, quando você corta os carboidratos, mesmo os saudáveis, a saúde mental pode piorar.
7. Seu desempenho na academia piora
Também tem a ver com o fato de os carboidratos serem a principal fonte de energia para o organismo. Sem esse combustível, o corpo perde energia, força e potência – e a performance nos exercícios físicos fica comprometida.
Leia também:
Chá de cravo e canela e mais 2 ingredientes para emagrecer e curar gripe
3 melhores combinações com gengibre para potencializar a dieta
8 revoluções na sua vida para fazer hoje e conseguir emagrecer horrores