Caminhar é o exercício físico mais fácil e básico de se praticar – não exige habilidades, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia e em qualquer lugar e não tem nenhuma restrição de idade. Além disso, a atividade é benéfica para diversas áreas da saúde, além de relaxar a mente e ajudar a manter o peso em dia. Confira sete motivos para adotar esse hábito.
Pulmão saudável
O pulmão é muito beneficiado durante esse exercício. Isso porque a caminhada ajuda a potencializar as trocas gasosas que acontecem no órgão. Assim, o pulmão consegue expulsar impurezas mais rapidamente.
Combate a depressão
Durante a caminha, o corpo libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem estar e relaxamento. O hábito de praticar exercícios faz com que essa produção torne-se cada vez mais automática e eficiente.
Controla a fome
Um dos principais fatores relacionados à fome excessiva e constante é o estresse do dia a dia. A caminhada, mesmo que por apenas 30 minutos, libera hormônios que ajudam a relaxar o corpo e a mente. Com isso, reduz-se a vontade compulsiva de comer.
Mais disposição
Uma caminhada durante o dia faz com que o organismo produza substâncias estimulantes, que deixam o corpo com mais energia por horas depois do exercício. Ao final do dia, a caminhada ainda melhora a qualidade do sono.
Cérebro mais saudável
Os estímulos recebidos durante a caminhada exercitam também a coordenação, a memória e a atenção. Com o tempo, o cérebro se torna capaz de responder cada vez melhor aos estímulos sonoros, visuais, olfativos e táteis.
Controla a diabetes
A insulina (substância responsável pela absorção de glicose) é produzida em quantidade maior durante a prática de exercícios, já que o esforço estimula a circulação sanguínea e, por consequência, acelera a atividade do pâncreas e do fígado.
Protege o coração
A caminhada ajuda a ativar a circulação sanguínea e contra a pressão arterial, é uma atividade muito benéfica para diminuir consideravelmente a chance de ocorrência de derrames e infarto.
Leia também:
Exercícios funcionais para fazer em casa
Atividades físicas contra a depressão
Ioga ajuda no comabte a câncer