O nosso organismo naturalmente entra em contato com substâncias tóxicas, normalmente a partir do processo de metabolismo, respiração e digestão. Os órgãos responsáveis por lidar com estas substâncias são o fígado, intestino, pulmões e rins, que trabalham constantemente para eliminá-las.
Contudo, se alguma parte destas toxinas fica no corpo – seja por um abuso de alimentos com muito conservante ou por abuso de bebidas alcoólicas – estes órgãos ficam sobrecarregados e o corpo acaba sofrendo as consequências com indisposição, enxaqueca, crises alérgicas, inchaço, dentre outros sintomas. Pensando nisso, a nutricionista Fernanda Scheer dá 6 dicas de atitudes e alimentos que podem ajudar o corpo a liberar todas as toxinas, para além de tomar chá.
Dicas para desintoxicar o corpo
Beba muita água
Esta é a maneira mais simples e natural de eliminar toxinas, uma vez que bem hidratado os órgãos funcionam melhor e possuem mais recursos para expulsar as toxinas do organismo.
Faça jejuns curtos
Na ausência de alimentos, o processo de desintoxicação natural do corpo é otimizado. Por isso, jantar mais cedo, dormir e esperar um pouco para fazer a primeira refeição é uma ótima pedida para promover um jejum natural e saudável ao corpo – o período sem comer pode ser de 12h a 14h dependendo da pessoa. Mas a nutricionista atenta para o fato de que se você tiver qualquer tipo de problema de saúde específico, só faça este tipo de jejum com acompanhamento médico.
Faça atividades que estimulem transpiração
Atividades físicas ou fazer sauna são ótimas formas de transpirar e eliminar as toxinas do corpo.
Inclua clorella e coentro na sua alimentação
Os dois ingredientes possuem um alto potencial de desintoxicação, por isso podem ser adicionados em sucos, vitaminas e na alimentação em geral, tanto por meio de extratos naturais como no formato de capsulas.
Elimine os industrializados
Passar alguns dias comendo apenas comida de verdade, como legumes, verduras, frutas, raízes ou grãos e carnes é essencial para fazer uma limpa no organismo.
Reduza as proteínas animais
Ao comer mais alimentos integrais e vegetais, ou seja, mais verduras, legumes, grãos e raízes, o fígado ganha espaço para trabalhar de forma mais tranquila. A digestão da proteína animal exige um intenso trabalho do organismo.
https://www.instagram.com/p/Bo9G7BnHs0S/?taken-by=fernandascheernutri
Dieta detox
- Após noitada: nutricionista indica seis sucos que revitalizam e afinam
- 19 alimentos que desintoxicam seu corpo e equilibram a saúde
- Detox intestinal que famosa fez para emagrecer