6 dicas para quem tem compulsão alimentar: são ideais para controlar o problema

por | dez 12, 2017 | Alimentação

Se você exagera nas refeições ou vive beliscando petiscos ao longo do dia, mas sempre se arrepende por perceber que investe nos alimentos não por fome, mas por ansiedade ou mesmo compulsão, precisa conhecer algumas dicas simples que ajudam a controlar o problema:

Compulsão por comida: como controlar

ShutterStock

1. Não pule refeições e coma a cada a cada 3 horas, fazendo lanchinhos entre as refeições. Ficar muito tempo sem comer pode dar a falsa impressão que está ingerindo menos comida e, portanto, evitando o consumo de calorias, mas a verdade é que o hábito altera a glicemia e provoca mais compulsão na refeição seguinte.

2. Dê preferência a alimentos integrais e evite consumir carboidratos simples, de alto índice glicêmico, que provocam picos de energia que, como caem rapidamente, resultam em aumento do apetite.

3. Beba pelo menos 2 litros de água por dia e mantenha-se sempre hidratado. A região do cérebro que controla a sede é a mesma que regula a fome. Portanto, a falta de água pode ser confundida por falta de comida, fazendo com que você consuma alimentos compulsivamente e sem necessidade.

ShutterStock

4. Procure minimizar a ingestão de açúcar. O alimento tem efeito viciante, aumenta a liberação de dopamina, provocando sensação de prazer, e estimula o consumo de mais comidas, provocando um ciclo sem fim que compromete o emagrecimento.

iStock

5. Pratique exercícios regularmente. Além de contribuir para o emagrecimento e definição do corpo, a prática de atividades físicas reduz o estresse, auxilia a liberação de hormônios associados ao prazer e à sensação e bem-estar e controla os níveis de glicose e insulina. O resultado é maior saciedade, diminuição da ansiedade e, consequentemente, menos vontade de comer.

ShutterStock

6. Conheça meios de manter uma relação saudável com a comida e tente não descontar a ansiedade e o estresse nos alimentos. Medite, pratique técnicas de respiração e relaxamento e, se achar necessário, procure apoio psicológico para controlar os sentimentos ruins e, consequentemente, combater a compulsão.

Perder peso: dicas e receitas