6 dicas para quebrar o ciclo de obsessão por dietas e ter uma vida equilibrada de fato

Pessoas que vivem obcecadas por dietas, não comem nada sem fazer contagem de calorias e, invariavelmente, apostam em regimes restritivos e medidas extremas para emagrecer, raramente alcançam ou mantêm seus objetivos a longo prazo por tentarem levar uma vida que impossibilita o equilíbrio.

Se você acha que se enquadra no perfil, precisa conhecer algumas dicas que quebram o ciclo que tanto prejudica a saúde física e mental e que ajudam a viver de maneira mais leve e garantir bem-estar naturalmente:

Como emagrecer naturalmente e sem sofrimento

ShutterStock

1. Respeites seus próprios limites, estilo de vida e até mesmo suas heranças genéticas e, portanto, a singularidade do seu próprio corpo. Entender que nem sempre é possível ter o mesmo físico de amigas ou mesmo celebridades, independentemente da dieta e dos esforços em treinos, é fundamental para ser feliz consigo mesma.

2. Estabeleça uma boa relação com a comida e evite ingerir alimentos para afastar tristezas e decepções. Procure comer em ambientes calmos, mastigando e saboreando cuidadosamente cada garfada, fazendo com que o momento da refeição seja especial por estar alimentando seu corpo para um bom funcionamento da saúde.

shutterstock

3. De tempos em tempos, permita-se comer o que gosta, mesmo quando uma opção não é considerada tão leve ou saudável. Com moderação, todo tipo de alimento pode fazer parte da sua vida.

4. Coma de forma equilibrada, várias vezes ao dia, alternando refeições completas com lanchinhos. Passar fome não é uma boa alternativa para emagrece e muito menos para garantir energia e saúde.

ShutterStock

5. Pratique exercícios regularmente em nome da boa saúde e não tentando forçar a conquista rápida de músculos ou de uma barriga chapada. Aposte em atividades prazerosas que possam ser mantidas por um longo período e para que os treinos não se transformem em sessões de tortura e sofrimento.

6. Poupe a energia que gasta pensando em tabelas de calorias e como irá se comportar à mesa no próximo evento social ou em uma reunião entre amigos e familiares e canalize seus esforços em medidas que promovem bem-estar físico e emocional, como passeios ao ar livre, adoção de passatempos e hobbies, por exemplo, para perceber crescimento pessoal.

Dicas saudáveis para perder peso