Importante para facilitar a absorção do cálcio e do fósforo pelo organismo, a vitamina D ajuda a evitar a osteoporose, previne diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer, uma vez que também desempenha função hormonal no corpo.
Estima-se que 80% da vitamina D humana é obtida através da exposição da pele à luz solar e os 20% restantes ficariam a cargo da alimentação. Como o contato com o sol no dia a dia é cada vez mais raro por quem vive em grandes cidades, a importância de se incluir no cardápio alimentos ricos na vitamina se torna ainda maior.
Como obter vitamina D através da alimentação
A deficiência de vitamina D, segundo estudos, pode fazer com que uma pessoa se sinta até 77% mais fraca do que o normal. Especialistas indicam que, para um adulto jovem, são necessárias 2000 UI (Unidade Internacional, o que equivale a 0,025 mg) de vitamina D por dia. Conheça uma lista de alguns dos alimentos que ajudam a aumentar os níveis de vitamina D:
- Salmão: o peixe possui, em cada 100 gramas, 435 IU.
- Atum: possui 269 IU de vitamina D em cada 100 gramas.
- Sardinha: a opção enlatada contém 193 IU em cada 100 gramas.
- Ovos: para cada 100 gramas temos 82 IU de vitamina D.
- Fígado: um bife de 100 gramas contém 49 IU.
- Leites, iogurtes e cereais: são alimentos normalmente fortificados com vitamina D. Para saber exatamente é a quantidade de vitamina D presente é essencial prestar atenção ao rótulo.
Como perder peso com saúde
- Ingrediente mais comum da sua alimentação aumenta a fome, diz estudo
- 25 conselhos que te ajudarão a perder peso para sempre
- Couve-flor, semente de girassol: veja 7 comidas que ajudam a emagrecer