5 erros fatais ao tomar suplementos alimentares que detonam seu corpo

Consumidos em sua maioria por quem quer definir o corpo com a musculação, os suplementos alimentares precisam ser utilizados na maneira correta para que façam efeito e não prejudiquem o organismo. No entanto, nem sempre as pessoas fazem uso adequado desses produtos.

Leia também:
Whey protein engorda? Saiba como tomar o suplemento para ter bons resultados 
10 coisas sobre whey protein que nunca ninguém te contou 
Para que serve o BCAA? Quais são os benefícios e riscos 

Quem pode tomar suplemento?

Segundo Diogo Henriques Cìrico, nutricionista da GSuplementos, qualquer um pode usar os suplementos, desde que seja necessário e que haja a recomendação de um especialista. “O uso de suplementos não é restrito aos praticantes de atividade física, é restrito àqueles que realmente necessitam de suplementos”, explica.

É comum que algumas pessoas utilizem o suplemento por conta própria, mas o especialista alerta que, sem a recomendação adequada, o uso desses produtos pode gerar o efeito inverso ao desejado e até ocasionar problemas. Para evitar o mal uso, Diogo apontou os cinco erros mais comuns de quem consome suplementação alimentar.

Erros ao consumir suplemento alimentar

Trocar a dieta pelo suplemento: O nutricionista reforça que jamais se deve trocar um alimento sólido, natural e de boa qualidade por um suplemento. O objetivo de se usar suplementos na alimentação é de complementar uma ingestão insuficiente ou melhorar algo que está sendo praticado.

Usar mais do que o necessário: Utilizar uma quantidade maior pensando que isso fará com que os músculos cresçam mais rápido, é um dos erros mais comuns, principalmente entre jovens e iniciantes, de acordo com Diogo. “Consumir ‘a mais’ serve apenas para acabar com seu pote de suplementos mais rápido e para exceder a quantidade energética necessária. Se acaso seu organismo precisar de 30 gramas de proteína na refeição pós-treino ele vai aproveitar apenas as 30 gramas, o restante vai virar gordura”, comenta.

Utilizar como remédio: Consumir mais suplemento do que o indicado acreditando que o excedente pode agir como um remédio é mais um erro graves, segundo o nutricionista. “Possivelmente ainda se estará correndo algum risco de saúde aqueles que exageram de suplementos pensando em ‘curar’ alguma situação”.

Fazer uso sem recomendação: O especialista afirma que é necessário entender que os suplementos fazem parte de uma estratégia. “Sozinhos eles podem representar investimento financeiro jogado por água abaixo, não representando nenhuma mudança. Ou podem ainda colocar em jogo sua saúde”. Só um médico ou nutricionista podem identificar a necessidade de recomendar os suplementos.

Consumir sem precisar: É comum que algumas pessoas desejem mudar o corpo com o uso de suplementos. Mas, de acordo com o profissional, se não houver a real necessidade da suplementação, o uso do item não vai modificar o corpo. “Caso não haja necessidade, os nutrientes não serão aproveitados da maneira como você deseja e haverá ainda uma grande chance de que seu plano resulte em um resultado inverso”.