5 dicas para tornar a dieta mais interessante

Sempre que vamos entrar em uma dieta, antes mesmo de começar, já ficamos deprimidos só de pensar em todas as delícias das quais teremos de abrir mão para perder peso. Porém, não precisa ser assim. É possível conciliar alimentos saudáveis e saborosos na mesma refeição.

Leia também:

18 fatos sobre emagrecimento que você não conhecia

Pimenta emagrece, acelera metabolismo e traz bem-estar

Frutas calóricas ajudam a emagrecer. Sim! Entenda a razão

“Para mudar o hábito alimentar e emagrecer, não precisamos ficar apenas no peito de frango grelhado e salada”, garante a nutricionista Roberta Stella. A especialista dá cinco sugestões para tornar a dieta mais interessante e apetitosa.

Dicas de dieta

1. Salada

Acrescente um molho light (facilmente encontrado em mercados), peru defumado, ricota amassada e temperos naturais, como o manjericão. “Tem gente que entorna o nariz só de olhar para as verduras, mas, com essas dicas, é possível fazer uma salada gostosa que vale por uma refeição”, garante Roberta. Outra dica é usar folhas variadas para obter mais sabor.

Dê mais sabor à salada usando molhos light (Thinkstock)

2. Frutas

Adicione especiarias para torná-las mais saborosas. Asse ou cozinhe as frutas com canela, cravo da índia ou anis estrelado. “Quem consome muita gordura e açúcar refinado e passa a comer frutas pode estranhar o sabor e perder a motivação”, diz a nutricionista, destacando que esta é uma forma de evitar que isso aconteça.

3. Água

Beber água não é essencial só para dieta, mas sim para a vida. Porém, no processo de perda de peso, a bebida se torna ainda mais importante, pois ajuda a retardar a fome e manter o corpo bem hidratado. Além disso, ela contribui para a eliminação de toxinas e funcionamento do intestino, desinchando o corpo e limpando o organismo.

“Se você não tem o costume de tomar água, tente fazer o seguinte: em uma jarra, coloque a bebida junto com fatias de laranja, abacaxi ou mesmo de legumes. Adicione cravo ou anis estrelado e, em pouco tempo, a água pegará todo o sabor e ficará mais gostosa, sem calorias extras”, ensina a nutricionista.

4. Carnes

Não é preciso ficar somente no peito de frango grelhado. O importante, segundo a especialista, é variar o tipo e modo de preparação da carne. “Alterne, entre os dias da semana, carne bovina, aves e peixes. Faça refogados com legumes e assados com ervas naturais”, sugere.

Para variar o frango grelhado de sempre, aposte na carne bovina com ervas (Thinkstock)

5. Legumes

Se você não aguenta mais comer legumes cozidos no vapor, saiba que essa não é a única maneira light de consumi-los. “Legumes grelhados, assados ou refogados dão uma textura diferente e variam o cardápio”, diz Roberta.