Praticar ao menos meia hora de atividade física por dia traz inúmeros benefícios para a saúde e ajuda a prevenir doenças cardíacas. Mas como arrumar tempo para isso? Enquanto alguns preferem fazer de manhã, outros preferem exercitar-se à noite. Mas será que faz muita diferença?
Seja pelo horário de trabalho ou por variações no relógio biológico de cada um, o período noturno surge como uma alternativa para quem não pode (ou não quer) fazer exercícios de manhã. Não há nenhuma contraindicação, desde que se considere os fatores a seguir.
1. Desempenho
Para saber se o exercício noturno é a melhor opção, é preciso conhecer seu relógio biológico. Há um estudo demonstrando que os pulmões podem funcionar melhor em determinado horário do dia, dependendo do ritmo circadiano de cada um – segundo a pesquisa, o pico de disposição ocorre com mais frequência no fim de tarde.
Exercitar-se à noite, portanto, pode resultar em variações na performance física em relação a outros horários. Cabe a você avaliar o desempenho dos seus treinos para definir qual é o melhor período.
2. Sono
Embora seja indicado por muitos médicos para combater a insônia, o exercício noturno pode ter efeito contrário, já que a atividade física libera grandes quantidades de endorfina e deixa o corpo em estado de euforia por algum tempo. Por isso, recomenda-se reservar de duas a três horas para o corpo desacelerar antes da hora de dormir.
3. Temperatura corporal
Os treinos podem ser mais produtivos quando as temperaturas corporais estão mais altas, o que acontece naturalmente no período entre duas e seis da tarde, segundo segundo o Conselho Americano de Medicina Esportiva.
Durante o pico da temperatura corporal, os músculos ficam mais flexíveis, o tempo de reação é mais rápido e o esforço torna-se menor. Por isso, o fim de tarde e o início da noite podem ser bons horários para exercícios aeróbicos – dependendo, sempre, do ritmo circadiano de cada um.
4. Alimentação
Depois de um treino, o corpo precisa de combustível para se recuperar. No caso de um exercício noturno, o cuidado com a alimentação deve ser redobrado. É preciso buscar um equilíbrio para suprir as necessidades do organismo sem estimular o estoque de energia na forma de gordura. Para isso, aposte em um jantar rico em proteínas e com baixo teor calórico.
Melhor horário para treinar
- Como o corpo reage malhando de manhã ou à noite: veja diferenças
- Malhar de madrugada faz mal ou emagrece mais? Médico comenta
- Por que começar a malhar à noite pode transformar a sua vida
Original Author: Yulieth Mora Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/yulieth-mora
Original ID value: 144873
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/imj/salud/5327/4-consecuencias-de-hacer-ejercicio-en-la-noche