Um metabolismo lento pode ser caracterizado como aquele que demora mais tempo para transformar calorias ingeridas em energia, ação que resulta em acúmulo de gorduras. Apesar de não ser a única causa, o fator é um dos que mais contribui para a dificuldade em emagrecer.
Para saber se você com metabolismo lento demais, além de realizar consultas médicas e exames clínicos, vale prestar atenção aos sinais mais imediatos que indicam um trabalho mais desacelerado do metabolismo.
3 sinais de que seu metabolismo está lento

1. Seu metabolismo pode estar lento demais se você percebe acúmulo de gordura em novas áreas do corpo, em regiões que antes não apresentavam adiposidade. Isso ocorre porque o corpo “entende” que deve reservar fonte de energia em forma de gordura e, com isso, passa a procurar diferentes locais de armazenagem.

2. O aparecimento de celulite em novas partes do corpo também pode ocorrer em casos de metabolismo lento e segue a mesma lógica: dar seus sinais de inflamações provenientes de gordura acumulada nas diferentes regiões.

3. Por fim, outro sinal que pouca gente percebe como lentidão no metabolismo é a vontade maior de comer doces, especialmente no fim do dia. Isso ocorre quando o metabolismo está desacelerado e tem comprometida sua capacidade de regular a transformação do açúcar e fornecer energia ao corpo por mais tempo.
Causas de metabolismo lento
Além da questão genética, que é um dos grandes determinantes do funcionamento do corpo, outros fatores podem interferir na velocidade com que o corpo queima calorias, como avanço da idade (depois dos 40 anos), quantidade de massa magra na constituição física, ser do sexo feminino e possíveis alterações hormonais.
Como acelerar o metabolismo

Fazer exames e checar se o funcionamento da tireoide está normal é o primeiro passo para descobrir se seu metabolismo está funcionando corretamente. Em seguida, é possível ainda adotar hábitos simples que favorecem a aceleração do metabolismo, como:
- Praticar exercícios regularmente, apostando em treinos que trabalhem o corpo todo e estimulem a formação de massa magra
- Ingerir muita água ao longo do dia, uma vez que o líquido auxilia na absorção de nutrientes essenciais para o processo, além de estimular o funcionamento do organismo.

- Introduzir no cardápio mais alimentos ricos em fibras que, por garantirem digestão mais lenta, fazem com que o corpo gaste mais energia no processo de digestão.
- Manter o hábito de comer várias vezes ao dia para que o metabolismo funcione de forma mais acelerada, fazendo com que ele esteja constantemente fornecendo energia para o sistema digestivo.
Metabolismo e perda de peso
- Metabolismo lento pode ser excesso do hormônio estrogênio: veja sintomas
- 5 fatores que desaceleram demais o seu metabolismo no dia a dia
- Como aproveitar o frio para acelerar o metabolismo e perder quilos extras