Usado para ressaltar o sabor dos alimentos, o sal de cozinha não é um dos produtos amigos do organismo. A substância está associada, entre outras doenças, a males cardiovasculares e hipertensão; sem mencionar a retenção de líquidos e o inchaço.
Leia também
Excesso de sal pode causar doenças crônicas
Shoyu engorda por ser bomba de sódio
Alimentos que têm mais sódio: 10 piores opções para uma dieta saudável
Diminuir o consumo de sódio, portanto, torna-se não apenas uma meta para a dieta, mas também um investimento na saúde. Apesar de parecer difícil, novos hábitos e alguns truques podem ajudar na missão.
Acostumar o paladar a comidas menos salgadas
Tudo começa na tentativa de acostumar o paladar a comidas menos salgadas. Como em qualquer outro ponto relacionado à dieta e novos costumes, radicalismos não costumam funcionar. Por isso, diminua gradativamente o uso do tempero, a fim de condicionar lentamente o corpo a receber bem os alimentos naturais.
Temperar a comida após o fim do preparo exige menos sal
Além disso, algumas formas de cozimento, como em água, podem roubar o sal dos alimentos. Em situações como essas, portanto, acaba-se usando mais produto do que é necessário. O ideal é temperar a comida durante a finalização, para que se tenha a noção exata do resultado.
Ervas aromáticas para temperar os alimentos
Por fim, as ervas aromáticas também são boas substitutas. Além do próprio sabor e textura, também acrescentam às refeições. O jogo de sentidos faz com que o gosto dos alimentos seja valorizado sem a necessidade de exagerar no sal.