Apenas uma hora por dia sentado diante da TV pode resultar em um risco maior de não apenas câncer de mama e cólon -, mas também outros nove outros tipos, incluindo pulmão e cabeça ou pescoço, segundo Charles E. Matthews, um epidemiologista do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos.
Em entrevista ao jornal Daily Mail, o médico afirma que precisamos de mais atividade do que pensávamos e, principalmente, permanecer menos tempo sentados. E o hábito de ver TV, de acordo com o especialista, é o que mais nos afasta da movimentação física.
O que fazer para evitar o sedentarismo

O sedentarismo está relacionado à morte precoce por doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cerebrais, respiratórias e câncer.
Realizar um mínimo recomendado de sete horas e meia por semana de exercícios reduz o risco de mortalidade em 20%.

O médico explica que fazer qualquer coisa que nos afaste do sofá é válido: uma atividade moderada como uma caminhada rápida ou mesmo uma faxina na casa é melhor do que ficar sentado diante da TV.
Segundo o especialista, mesmo as pessoas que passam os finais de semana ativas precisam minimizar seus períodos sentadas se quiserem evitar problemas de saúde relacionados ao sedentarismo e diz que até quem realiza a quantidade recomendada de exercícios tem maior risco de doenças se assistirem a apenas uma hora de TV por dia.
Perigos do sedentarismo
- Conheça 5 motivos para você se livrar de vez do sedentarismo
- Sedentarismo é tão ruim para a saúde quanto fumar: verdade ou mito?
- Quem trabalha sentado é mais sedentário do que quem é aposentado