Já aderiu aos grãos para emagrecer? Se não, pode ser isso que falta para você conseguir impulsionar sua dieta e eliminar a barriguinha saliente de vez. E existem alguns específicos que podem ser ainda melhores para conquistar esses objetivos, segundo afirma a nutricionista Camila Prata.
Leia também:
7 grãos ricos em benefícios que deveriam estar no seu cardápio diário
Quinoa: aprenda 10 receitas para incluir o grão no dia a dia
Grão de bico emagrece: saiba consumir e veja receita poderosa
Benefícios dos grãos
Segundo a especialista, os grãos devem fazer parte das dietas saudáveis, porque a base da pirâmide alimentar são os cereais integrais, e eles estão neste grupo. “Eles têm de ser consumidos várias vezes ao dia na dieta. E precisam fazer parte do cardápio todos os dias, em mais de uma refeição”, recomenda Camila, que é consultora de nutrição da empresa de pesquisa de produtos orgânicos e integrais Phosther Algamar.
Ela costuma indicar os grãos integrais em dietas de emagrecimento também para o controle do colesterol: “É um tipo de carboidrato benéfico, porque é rico em fibras, combate a prisão de ventre, ajuda a emagrecer, por promover saciedade, ajuda a controlar o colesterol, previne diabetes, câncer e doenças cardiovasculares”.
Quais são os melhores grãos para emagrecer?
Centeio – O alimento faz parte dos grãos integrais, fundamentais no cardápio de quem faz dieta.
Trigo – O grão de trigo também é um alimento integral, sendo importante para o processo de emagrecimento.

Grão de bico – O grão de bico é uma leguminosa bem versátil, podendo ser aproveitada de diversas maneiras na alimentação.
Aveia – Também contida no grupo dos grãos integrais, a aveia é bem recomendada pelos profissionais por causa de seus benefícios.
Feijão – As leguminosas são essenciais nas refeições saudáveis, e o feijão faz parte deste grupo.
Soja – Também uma leguminosa, a soja pode entrar no cardápio de quem faz dieta, porque traz inúmeros benefícios para o corpo.
Lentilha – A lentilha pode dividir o espaço com o feijão no prato, e ser intercalada com o alimento, para variar o cardápio.
Ervilha – A ervilha também é uma leguminosa e pode fazer parte das dietas balanceadas.
Linhaça – A linhaça contém gordura insaturada, que faz bem para o organismo, pois é antiinflamatória, controla o colesterol e doenças cardiovasculares e ainda ajuda na perda de gordura corporal. Para quem pratica exercícios, os óleos de linhaça e chia em cápsulas são bons para acelerar o processo de emagrecimento.

Chia – A chia é rica em Ômega 3 e fibras, ajudando a dar saciedade e regulando o intestino. O alimento ajuda no controle da pressão e tem propriedades antioxidantes. A nutricionista recomenda que sejam consumidas com iogurtes, frutas, e vitaminas.
Quinoa – A especialista afirma que a quinoa foi associada ao leite materno por ser riquíssima em nutrientes de origem vegetal. O alimento pode ser a base de bolos, pães, e algumas preparações como o mingau. Pode ser encontrada em grãos, farinha ou em flocos, que podem ser colocados nos alimentos e batidos em vitaminas.
Amaranto – Da mesma família da quinoa, o amaranto também tem sido muito inserido no cardápio das dietas. Apesar de ser fonte de carboidrato, também é rico em proteínas, vitaminas e minerais. “Às vezes não se consegue ter esses benefícios na mesma quantidade em outros tipos de carboidratos”, explica Camila.








