Sabe quando bate aquela vontade de comer um prato bem gorduroso? Não precisa sentir culpa. Afinal, nem toda gordura faz mal à saúde. Depende do tipo: enquanto algumas aumentam o risco de doenças cardiovasculares, outras ajudam a proteger o coração. A boa notícia é que essas gorduras “do bem” podem render combinações deliciosas na dieta.
São as gorduras insaturadas, que ajudam a diminuir o colesterol LDL, aquele que causa problemas de circulação e atrapalha o funcionamento do coração. Ao mesmo tempo, elas contribuem para manter bons níveis de colesterol bom, o HDL, que previne doenças vasculares e retira moléculas de gordura do sangue, ajudando a emagrecer.
Gorduras do bem

As gorduras boas são divididas em dois grupos: as monoinsaturadas, presentes em óleos vegetais, e os ácidos graxos Omega3, encontrados em peixes e oleaginosas. Estas substâncias produzem um efeito contrário às gorduras saturadas “do mal”, mas não deixam de ser gorduras e devem ser consumidas com moderação, por terem altos níveis calóricos.
Por outro lado, as gorduras saturadas e trans são as responsáveis por aumentar o colesterol ruim, favorecendo o aumento de peso e prejudicando o sistema circulatório. A gordura “do mal” é abundante em produtos de origem animal como queijos, leite integral e carnes, além de alimentos industrializados como bolachas, doces e salgadinhos.
Alimentos com gorduras boas

Para que uma dieta tenha efeito real sobre a sua saúde, o ideal é substituir estes alimentos por opções ricas em gorduras “do bem”. Fazer isso é mais fácil (e gostoso) do que você imagina… Veja a seguir onde encontrar a gordura que ajuda a proteger o coração e use a criatividade para preparar receitas deliciosas e saudáveis:
- Azeite de oliva
- Salmão
- Ovos inteiros
- Nozes
- Castanha de caju
- Castanha do Pará
- Amendoim
- Amêndoa
- Abacate
- Coco
- Óleo de coco
- Sementes de linhaça
https://www.instagram.com/p/BrFq9YljP8F/