10 melhores frutas do outono para manter a boa forma

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Com o fim do verão e a chegada dos dias mais frios, marcando o início do outono, surgem também as tentações calóricas e a vontade de comer mais. Mas quem não quer deixar o “projeto verão” de lado mesmo nas outras estações, deve continuar investindo uma alimentação balanceada. As frutas da época são ótimas opções para manter o corpo em forma.

Leia também:

Dossiê das frutas lista seus principais benefícios à saúde

Frutas vermelhas combatem envelhecimento, câncer e outras doenças

Chá com frutas tem poder antioxidante e é rico vitaminas e minerais

Além de ter menos calorias que muitas guloseimas, elas são fontes de vitaminas, fibras e minerais e devem ser consumidas diariamente em pelo menos três porções. A nutricionista Marina Capella, da Clínica Dicorp, no Rio de Janeiro, e o endocrinologista Alfredo Cury, do SPA Posse do Corpo, em Petrópolis (RJ), falam sobre as 10 melhores frutas do outono e explicam seus benefícios para o organismo.

Abacate: Contém gordura monoinsaturada, a mesma encontrada no azeite e apontada como benéfica para a saúde cardiovascular. Também é fonte de zinco, selênio e vitamina E, que combatem radicais livres. Mas modere o consumo, pois cada 100g tem 160 calorias.

Caqui: Contém fibras que ajudam a regular o funcionamento do intestino. Para aproveitar as vitaminas C e E presentes na fruta, ela deve ser ingerida in natura ou imediatamente após o preparo de um suco. Cada 100g tem 71 calorias.

Coco: Fonte de gordura monoinsaturada e um tipo de gordura chamado triglicerídeo de cadeira média, nutriente responsável pelo grande sucesso do óleo de coco. Ao contrário das outras gorduras que ingerimos, que se não forem usadas para gerar energia são estocadas como fonte reserva, essa gordura não é acumulada no corpo. Se não for utilizada, ela é eliminada, evitando, assim, o aumento da gordura corporal. Só não abuse, pois o coco é calórico. Cada 100g tem 354 calorias.

Figo: Além de ser fonte de zinco e fibras, ele contém uma substância chamada antocianidina, responsável por sua coloração arroxeada. É um forte antioxidante, que atua tanto na estética, evitando a queda de cabelo,e fortalecendo as unhas, quanto na saúde, neutralizando radicais livres, que podem favorecer o combate de doenças crônicas como o diabetes. Cada 100g tem 136 calorias.

Goiaba: Possui alto teor de licopeno, sendo um ótimo antioxidante. Prefira comer a fruta com casca, que contém pectina, fibra que promove a saciedade, diminuindo os picos de insulina no sangue. Cada 100g tem 100 calorias.

Maracujá: Além de ser fonte de vitamina C, apresenta grande quantidade de fibras em sua casaca. Para aproveitá-la, higienize a fruta, separe a casca até que ela fique bem seca e depois moa em pedacinhos que podem ser usados nas refeições para aumentar a saciedade. Cada 100g tem 68 calorias.

Melão: Composto praticamente de água, atua como um ótimo diurético graças à presença de potássio, que compete com o sódio no equilíbrio hídrico do corpo, diminuindo a pressão arterial. Possui ainda magnésio, que previne infecções, e caroteno, precursor da vitamina A, que favorece a integridade da visão. Cada 100g tem 36 calorias.

Pinha: Fonte de gordura mono e poli-insaturada, consideradas boas, pois diminuem os níveis de colesterol LDL no organismo. Mas não exagere no consumo, pois a fruta apresenta índice glicêmico médio, termo que indica a rapidez com que o alimento eleva os níveis de açúcar no sangue. Cada 100g tem 101 calorias.

Tangerina: É fonte de vitamina C, que previne e atenua os sintomas da gripe e do resfriado, além de combater o estresse. Não dispense o bagaço, que é excelente fonte de fibras. A cor alaranjada da fruta mostra ainda que ela oferece o precursor da vitamina A, o caroteno, ótimo para a visão. Cada 100g tem 53 calorias.

Uva: Tem um poderoso nutriente antioxidante, o resveratrol, que retarda o envelhecimento e até diminui o risco de doenças cardiovasculares. Para obtê-lo, o ideal é ingerir a casca da uva, onde ele se encontra em maior concentração. Cada 100g tem 69 calorias.