Idas frequentes ao banheiro e fezes sem consistência são características comuns de um quadro de diarreia, uma condição comum, que pode ter diversas causas e, se duradoura, pode indicar doenças graves.
Diarreia: o que pode ser
A diarreia é caracterizada pela perda de consistência das fezes, que passam a apresentar um aspecto aguado ou líquido, além do aumento do número de evacuações. De acordo com o Ministério da Saúde, o problema pode ser causado por diversas razões e é dividido em dois tipos: diarreia inflamatória e diarreia não inflamatória.

As diarreias inflamatórias são mais incômodas e mais comuns e normalmente causadas por consumo de água e alimentos contaminados, uso de antibióticos ou infecções bacterianas e virais.
As diarreias não inflamatórias geralmente são causadas por ingestão de substâncias que o organismo não consegue absorver completamente. É o tipo que pode ocorrer após o uso de laxantes, consumo exagerado de doces ou por intolerância alimentar.
O que fazer para cortar diarreia

Na grande maioria dos casos, a diarreia não exige tratamento específico e resolve-se sozinha em poucos dias. No entanto, buscar ajuda médica é importante em casos de quadros prolongados (mais de três dias), presença de sangue nas fezes, incapacidade de se manter hidratado e apresentação de outros sintomas como dores abdominais, febre e vômito.
Os desconfortos provocados pela diarreia podem ser combatidos com medicamentos, sempre prescritos por um médico, ou até mesmo com medidas caseiras, como mudanças na alimentação e cuidados com a hidratação.
Remédios para diarreia

Entre os medicamentos mais comuns usados no tratamento da diarreia estão:
Imosec
Comprimido usado para combater a diarreia, diminuindo a frequência das evacuações e favorecendo a solidificação das fezes.
Floratil
Medicamento que ajuda a restaurar a flora intestinal e também auxiliar no tratamento de diarreias.
Bactrim
Antibacteriano em forma de comprimido indicado para o tratamento de infecções respiratórias, gastrintestinais, renais, entre outras.
Remédio caseiro para diarreia

Algumas medidas caseiras podem ajudar a tratar a diarreia e, principalmente, manter o paciente hidratado.
Chás
Infusões de ervas como camomila, erva-doce e hortelã são consideradas boas aliadas no tratamento da diarreia,
Água de coco
Além de garantir boa hidratação, a bebida repõe eletrólitos, sódio, potássio e cloreto perdidos na evacuação excessiva.
Soro caseiro
O soro caseiro combate a desidratação porque repõe a água e os sais minerais perdidos em quadros de vômitos e diarreias. Para preparar, basta misturar 1 pitada de 3 dedos de sal e 1 punhado pequeno de açúcar em 1 copo cheio (200 ml) de água fervida ou filtrada.
O que comer quando está com diarreia

Em casos de diarreia é importante não deixar de se alimentar, apostando em comidas leves e de fácil digestão que não agridem ou exigem muito do sistema gastrointestinal.
Prefira, portanto, consumir arroz, caldos de carne magra, bananas, maçãs e torradas, que dão mais consistência às fezes. Evite ingerir alimentos com resíduos, como saladas, bagaço de frutas e fibras, e pratos muito temperados ou com alto teor de gordura.
Diarreia: causas, riscos e tratamentos
- Tipo de diarreia em crianças GRAVÍSSIMA pode levar a morte: 4 sintomas
- Ter diarreia tomando antibiótico é normal? Pode ser alguma coisa grave?
- Diarreia é segunda maior causa de morte entre crianças com menos de 5 anos