Coletor menstrual dói? vaza? Tem cheiro ruim? 13 dúvidas mais comuns respondidas 

À medida que questões relevantes para mulheres vêm tomando visibilidade, muitas pautas que antes eram consideradas tabus estão igualmente chamando mais atenção, sendo uma delas a menstruação.

Os benefícios de pararmos de tratar a menstruação entre sussurros, é que falando abertamente sobre isso podemos pensar em formas de atender as necessidades que esse período pede. É nesse contexto que surge o coletor menstrual.

Coletor menstrual: o que é

O coletor menstrual é um produto inovador que promete substituir os absorventes. Em formato semelhante a uma taça, o objeto feito de silicone cirúrgico coleta o fluxo sanguíneo da menstruação e permite que a mulher descarte o sangue e reutilize o “copinho”. Com isso, ele seria amigo do meio ambiente e, além disso, muito mais higiênico, já que diminui a incidência de reações alérgicas e infecções.

Por estar no mercado há poucos anos ainda é bastante comum que o produto gere dúvidas entre as mulheres e, por isso, reunimos aqui alguns respostas que podem ajudar a tomar a decisão de usá-lo ou não.

Dúvidas sobre coletor menstrual

Do que é feito o coletor menstrual?

Em formato semelhante a uma taça, o objeto feito de silicone cirúrgico coleta o fluxo sanguíneo da menstruação e permite que a mulher descarte o sangue e reutilize o “copinho”.

Todos os copinhos são iguais?

Não, os copinhos estão disponíveis em diversas cores, modelos e tamanhos. É essencialmente importante escolher o tamanho certo uma vez que, o copinho no tamanho errado pode causar vazamentos, desconforto e até aumentar o risco de infecção urinária.

Como colocar um coletor menstrual?

O coletor deve ser dobrado e inserido no canal vaginal com sua borda voltada para cima. Quando dentro do canal, ele se abre a se fixa através do vácuo e músculos vaginas. Para verificar se o coletor está totalmente aberto e inserido corretamente, você pode segurá-lo pela haste e girar o copinho. Se isto acontecer sem dificuldade, a inserção foi bem sucedida.

Como tirar o coletor?

Sente no vaso sanitário para facilitar. Puxe segurando primeiro na haste e, em seguida, na base do coletor. Mantenha a boca virada para cima para evitar respingos. Derrame o conteúdo no vaso ou na pia, caso não use o vaso sanitário.

Qual é o custo de um coletor menstrual?

Para comprar um coletor menstrual é necessário desembolsar, em média, R$ 80 dependendo da marca, no entanto, uma das principais vantagens é a economia. A ginecologista Dra. Mariana Scombatti Filipe explica que, apesar de ser um valor superior em relação aos absorventes comuns, os coletores são reutilizáveis e podem durar até 10 anos se bem cuidados. Portanto, quando diluímos o custo dos absorventes ao longo do ano, o valor do coletor se torna inferior.

Quanto tempo devo ficar com o coletor menstrual?

O coletor pode permanecer no canal vaginal por até 12 horas, mas o período de uso recomendado é de 8 horas. Recomenda-se ainda que a mulher esvazie o copo de acordo com a intensidade do fluxo menstrual.

Qual é a principal vantagem comparado à absorventes?

A capacidade de armazenar um volume maior de fluxo menstrual. Mesmo as mulher que apresentam um sangramento mais intenso podem usar o coletor por mais tempo do que usaria um absorvente antes da troca. No geral, também costumam vazar menos que absorventes normais.

Pode fazer atividades físicas com o copinho?

É possível a prática de atividades físicas usando o coletor, inclusive a natação. Dormir com o copinho também é liberado, contanto que não ultrapasse o tempo recomendado.

Como higienizar o coletor?

Segundo Mariana, é extremamente importante lavar bem as mãos antes e depois do manuseio. Recomenda-se higienizar o coletor menstrual com água e sabão neutro; o uso de um produto antisséptico, como clorexidina, é interessante, especialmente em casos de corrimentos vaginais patológicos.

Dói para colocar o coletor?

De acordo com a especialista, é normal algumas mulheres sentirem desconforto no início, especialmente na hora de inserção e a retirada do coletor. O problema, ainda segundo a especialista, pode estar na dificuldade de relaxamento da musculatura vaginal ou na forma da dobra do produto. Quanto à retirada, o problema maior se encontra no vácuo. Assim, o ideal é retirá-lo antes de remover o coletor. Mas Se inserido da maneira correta, ele não causa dores ou desconforto.

Bolsa de Mulher

O coletor menstrual pode romper o hímen?

Se colocado de maneira incorreta pode sim. De modo geral não existem contraindicações, mas ele não é recomendado a mulheres que nunca tiveram relações sexuais sob esse risco.

O coletor é ecológico?

Sim, como possui uma vida útil muito maior que a de um absorvente ele é tido como uma alternativa bem mais ecológica.

Possui restrições ?

Mulheres no pós-parto não devem usá-lo, assim como ele não pode ser utilizado durante a relação sexual. Quem usa DIU também precisa ficar atenta, já que a combinação do fio e do coletor podem fazer com que o dispositivo se desloque.

Coletor menstrual