Você estava escovando os dentes e suas gengivas começaram a sangrar sem motivo aparente? O mesmo aconteceu enquanto passava o fio dental ou mordia uma maçã? O s angramento na gengiva pode ser resultado do atrito excessivo da escova, mas também pode indicar algo mais grave, como uma doença gengival. Vale ressaltar que apenas um dentista pode diagnosticar a causa das lesões e, desta forma, promover o tratamento adequado.
Leia também:
Alimentos que mancham os dentes: veja quais são e tente evitá-los
Enxaguatório bucal: mitos e verdades
Como Sensodyne protege os dentes sensíveis?
Inflamação das gengivas
O cirurgião dentista Mauro Piragibe (CRORJ 31826) explica que a principal causa do sangramento é a inflamação das gengivas. “O acúmulo de placa bacteriana (biofiolme) provoca inflamação na gengiva e uma gengiva inflamada sangra”, afirma. A placa bacteriana é uma película viscosa e esbranquiçada que se forma ao redor dos dentes. Essas bactérias irritam os tecidos e podem provocar a gengivite, que é a inflamação das gengivas. O principal sintoma da gengivite é a gengiva inchada, vermelha e muito sensível.

Se a placa bacteriana não for removida diariamente com ajuda do fio dental e de uma boa escovação, pode se transformar em tártaro. “A evolução desse biofilme, aquela massinha branca em volta dos dentes, é o tártaro, uma placa enrijecida e calcificada. O tártaro também provoca a inflamação da gengiva, mas de uma forma ainda mais agressiva”, ressalta o especialista.
Ao contrário da placa bacteriana, o tártaro só pode ser retirado no consultório do dentista através de um processo de raspagem. “O ideal é procurar um especialista para diagnosticar a causa do sangramento, mas um autoexame ajuda a identificar a presença de tártaro”, explica.

Outras causas do sangramento gengival
O sangramento nas gengivas pode ter outras causas, que também merecem ser investigadas.
• Escorbuto – doença causada pela falta de vitamina C;
• Força excessiva durante a escovação, que acaba machucando as gengivas;
• Uso inadequado do fio dental, que também lesiona o tecido gengival.
*Esta matéria possui conteúdo publicitário