Para algumas mulheres, o ciclo menstrual é encarado com naturalidade. Mas, para outras, o período pode ser sinônimo de desconfortos e algumas preocupações que, muitas vezes, são infundadas. Entre as principais está o cheiro da menstruação. Mas, como saber se ele é normal ou está querendo nos dizer que algo está errado com nossa saúde?
Menstruação: o que é

O sangramento é resultado do fim de um ciclo reprodutivo, período em que o organismo se prepara para receber um espermatozoide e formar um embrião. Depois que o corpo detecta que não houve fecudação, a partir de estímulos hormonais, o endométrio, camada de sangue interna do útero, descama. Esse material, junto com outras secreções vaginais, forma a menstruação.
Cheiro
Por isso, o cheiro natural é de sangue (ou de ferro). Mas, Dr. Celso Luiz Borrelli, ginecologista do Hospital do Coração de São Paulo, explica que durante a passagem pelo colo do útero e pelo canal vaginal, que é rico em fungos e bactérias, o líquido pode começar a entrar em processo de decomposição, que é natural, mas pode deixá-lo com um odor mais forte. Mulheres com fluxo intenso têm essa característica acentuada.
Absorvente e suor
O odor natural da menstruação, no entanto, não pode ser confundido com aquele cheiro característico do absorvente usado. Ele é resultado do contato do sangue menstrual com o algodão e ambiente externo, fator que intensifica a decomposição e, portanto, o odor.
A região da vulva e da virilha ainda é rica em glândulas sudoríparas e, por isso, o suor, em contato com o sangue, também pode acentuar o odor na área externa.
Quando me preocupar com o cheiro da menstruação?

Por isso, é perfeitamente natural que, ao usar absorvente por algumas horas, a mulher sinta um cheiro forte – ele é genuíno e não deve ser motivo para nenhuma neura ou privação. O que o ginecologista alerta, no entanto, é que mesmo sendo forte para algumas mulheres, a depender da sensibilidade olfativa individual, ele não pode ser fedido ou ter cheiro de podre – isto porque, nesses casos pode haver infecções causadas por bactérias ou disfunções que requererem análise e tratamento médico. Por isso, ao notar qualquer alteração no odor habitual, é importante buscar orientação de um especialista.
Sangue coagulado, escuro e mais: 12 tipos de menstruação e o que eles significam