Atenção: Neste conteúdo não usamos imagens que podem ser sensíveis a quem tem tripofobia.
Você sente aflição, repulsa, medo e até mesmo desejo de vomitar quando se depara com uma imagem ou objeto cheio de furinhos? Se sua resposta for positiva, saiba que pode sofrer de um transtorno chamado tripofobia.
O que é tripofobia?
Esse é um transtorno caracterizado por uma aversão quase instantânea a imagens com um padrão visível de muitos furinhos ou fendas, preenchidos ou vazios.
O sentimento de rejeição aos buraquinhos é comum e tem explicação científica: faz pare do nosso processo evolutivo.

Um estudo pela Universidade de Kent, no Reino Unido, recrutou 600 pessoas e mostraram a elas 16 imagens com múltiplos furinhos, 8 deles pertencentes a condições reais de saúde, e outros 8 completamente fictícios.
Do total de participantes, apenas metade sentiu repulsa aos furinhos.
As 300 pessoas que não apresentaram sinais de tripofobia ficaram impressionadas apenas com as 8 fotos que mostraram uma doença real, enquanto os indivíduos com tripofobia sentiram aflição por todas as imagens.
De acordo com os cientistas, as sensações de fobia, nojo, medo e pavor em relação aos buraquinhos nada mais são do que um reflexo inato que protege o ser humano contra doenças infecciosas e parasitas.
Muitas destas condições de saúde, explicam os pesquisadores, produzem ferimentos e características semelhantes aos padrões de furinhos, e a fobia seria uma forma natural de tentar permanecer distante e prevenir estas doenças, graças à evolução.
Tipos de fobias
- Qual é a sua fobia? O que seus medos revelam sobre sua personalidade
- Sentir medo de situações comuns pode ser agorafobia: como identificar?
- Ter medo excessivo do escuro não é normal e pode até ser fobia: como saber?