Guia da marmita fitness: o que você deve incluir e o que NÃO PODE ENTRAR

A ideia é aproveitar melhor os alimentos e manter uma alimentação mais controlada, saudável e econômica. Então, pense que na combinação que você precisa fazer diariamente, priorizando uma porção apenas de cada grupo alimentar: fibras, proteínas, e carboidratos.

Leia também:
Marmita é truque de Paolla Oliveira para emagrecer
Nutricionista dá cardápio da “marmita saudável” que emagrece
O que tem na marmita das famosas?

Ideias do que levar

  •  cereais integrais

Quinoa, couscous e triguilho em forma de salada, risotto e quibe magro ou vegetariano são fáceis de fazer, de congelar e de levar. É só preparar uma receita grande e fracionar para ir fazendo rodízio entre as opções.

  •  refogados e farofas

Legumes refogados, sem nada de molho e preparados com poucos ingredientes, são ótima opção para ser sua fonte de fibras na marmita. As farofas de farinha de milho e mandioca também podem fornecer alguma dose de proteína, com ovos e carne.

  •  frutas e oleaginosas

Pense na ideia de deixar um pote com granola ou cereais em barra, e outras oleaginosas (como nozes, castanhas e amêndoas) para adicionar à frutas que você levar na marmita. Lá no trabalho você pode picá-las e, se tiver onde refrigerar, pode incluir também um iogurte natural sem açúcar.

O que não levar

  •  molhos prontos

Eles são mais perecíveis e têm mais probabilidade de estragar. Molhos (como estrongonofe, branco à base de queijo) e suflês podem acabar contaminando todo o restante da comida. Além de serem mais complicados de transportar, também costumam ser supercalóricos.

  •  tempero vegetal

Da mesma forma, na hora de transportar salada, nunca a leve já temperada. Deixe para adicionar molhos e temperos na hora de comer para não facilitar que cozinhem, fermentem, azedem ou dificultem o transporte.

  •  alimentos bomba

Opções que sabotam a dieta, normalmente, têm mais carboidrato do que proteínas e fibras. Pense nos três grupos alimentares e não fique na posição cômoda de só levar as sobras da pizza ou do que restou do jantar, que já não têm a parte magra da carne ou a salada mais fresca. Complemente e diversifique seu prato.