Shakes para emagrecer industrializados ajudam a dieta ou atrapalham?

Fáceis de fazer, com poucas calorias e sabor docinho, eles viraram os queridinhos de quem quer uma alternativa para  emagrecer rápido. Os shakes industrializados podem substituir até duas refeições diárias e ajudam a eliminar os quilos extras, que são recuperados com facilidade quando o consumo é interrompido.

Leia também:

Dieta líquida: conheça os prós e contras

5 receitas de smoothies para emagrecer

Conheça os alimentos que aumentam a gordura abdominal

Nutricionista da Clínica Plena de Toledo, Sofia Sesti diz que os  shakes industrializados são boas alternativas para ocasiões em que não é possível preparar uma refeição saudável. “Eles devem ter a finalidade de substituir apenas uma refeição, como uma opção rápida e para fugir de fast foods. Nada além disso”, comenta.

Shakes caseiros podem substituir algumas refeições. Crédito: Thinkstock

valor calórico dos shakes é baixo. E o nutricional também. Os níveis de vitaminas e minerais podem ficar deficientes se a dieta for mantida por muito tempo. “A biodisponibilidade dos nutrientes in natura é muito maior do que nos suplementos adicionados aos shakes. Alguns minerais comumente utilizados possuem sua taxa de absorção reduzida pela metade”, ressalta a nutricionista.

Além disso, os alimentos frescos apresentam outros importantes componentes nutricionais que passam longe dos shakes, como os antioxidantes. Essas moléculas presentes nas frutas e vegetais crus combatem os radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças degenerativas.

Shakes caseiros

Shakes caseiros ou  smoothies são excelentes opções de lanche, café da manhã ou até jantar, de acordo com Sofia. “Nessas preparações, conseguimos adicionar todos os componentes de uma refeição se além do leite e da fruta incluirmos aveia e castanhas, por exemplo”, ressalta. Teste em casa um  shake para emagrecer com morango, banana e chia.

Como manter o peso depois de parar o shake?

Trocar refeições por shakes traz resultados imediatos, mas que não podem ser mantidos em longo prazo. O motivo? A ausência de uma  reeducação alimentar. Para emagrecer de forma definitiva é preciso adaptar o paladar a novos sabores e texturas. Frutas, legumes, vegetais, alimentos integrais, livres de açúcar e gordura são fundamentais no processo. Ao substituir alimentos sólidos por  bebidas industrializadas, essa transição não existe.

Dificilmente os quilos perdidos com shake são mantidos depois. Crédito: Thinkstock

Segundo a nutricionista, a maioria das pessoas não consegue  manter o peso após parar de beber shake. “Isso porque se comprou uma ideia revolucionária de ‘milagre do shake’ e não houve preocupação de fazer uma readaptação nutricional. Elas param de tomar o shake e caem nos mesmos erros alimentares de antes. Resultado: ganho de peso garantido”, explica.

Outro ponto que deve ser levado em conta é que o  emagrecimento com shakes acontece apenas nos primeiros meses e depois o peso estabiliza. De acordo com a nutricionista, isso acontece devido à queda da taxa de metabolismo basal, isso é, o corpo se acostuma com a restrição calórica e nutricional e passa a gastar menos energia para se manter. Para que isso não aconteça, aposte em um  cardápio balanceado para emagrecer rápido.