Após os 30 anos, as mulheres passam a ficar preocupadas, pois é a partir desta idade que o metabolismo começa a diminuir e quem já passou por essa fase percebeu bem isso. E por mais que a pessoa feche a boca, aqueles quilinhos a mais não vão embora com a mesma facilidade que antes.
Leia também:
Nutricionista das famosas lista 5 alimentos poderosos que garantem uma pele bonita
Perder peso é diferente de emagrecer. Entenda a razão e mude seus conceitos
Quantas cores tem no seu prato? Veja por que essa conta interfere no seu peso
Para entender melhor o que acontece: o metabolismo é o conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo. Isso produz energia suficiente para mantê-lo funcionando. Quando o metabolismo começa a desacelerar, nosso corpo passa a gastar menos energia nas atividades do dia a dia, o que contribui para o aumento de peso.
O metabolismo é influenciado por inúmeros fatores, tais como: genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, alimentação e prática de exercícios. Dessa forma, existem pessoas que, de acordo com esses fatores, gastarão mais ou menos energia do que outras. É por esse motivo que existem pessoas magras que comem de tudo e não engordam, enquanto outras lutam para perder alguns quilos a mais.
Alguns desses fatores são inalteráveis, porém há outros que podemos modificar para que o metabolismo não diminua. Eles são: alimentação e exercícios físicos. Com esses dois fatores influenciadores do metabolismo pode-se trabalhar para acelerá-lo e para que seja possível manter a forma após os 30 anos.
Dicas para acelerar o metabolismo
Fracionamento das refeições

Muitas vezes pensamos que ficar horas sem comer é uma boa forma de perder peso, mas isso não é uma opção. Quanto maior o tempo que se fica sem consumir nenhum alimento, mais lento é o metabolismo, pois ele diminui para poupar energia para o corpo. Por isso, é importante se alimentar de três em três horas.
Longos períodos sem se alimentar dão espaço para a fome e para o exagero nas refeições subsequentes e, com isso, com ganho de mais peso ainda. Para acelerar o metabolismo é importante fracionar as refeições em cinco ou seis ao dia, pois o organismo terá de trabalhar mais vezes para processar um maior número de refeições. É importante também seguir uma alimentação balanceada, com a presença de todos os nutrientes essenciais para promover o bom funcionamento do organismo.
Alimentação
Existem diversos alimentos que são considerados “aceleradores”, pois possuem a capacidade de aumentar a velocidade do metabolismo e queimar as gordurinhas. Eles são: gengibre, pimentas, café preto sem açúcar ou adoçante, canela, guaraná em pó, mostarda, erva mate, limão, chá de hibisco, chá verde, chá vermelho, chá branco e chá de cavalinha. Esses alimentos possuem a capacidade de estimular a lipólise (quebra das moléculas de gordura no organismo). Isso faz com que a gordura fique mais disponível e, assim, o organismo passa a utilizar a gordura como fonte de energia para ser queimada durante a atividade física. Sendo assim, estimulam a termogênese, acelerando o metabolismo e ajudando no processo de emagrecimento.
Exercícios Físicos

Praticar atividade física, combinando exercício aeróbico (caminhada, natação, ciclismo, esteira, bicicleta) e musculação acelera o metabolismo. Com o aumento da massa magra, o metabolismo tende a aumentar, por isso os homens têm o metabolismo mais acelerado que o das mulheres, pois possuem uma concentração de massa magra mais elevada quando comparado ao sexo feminino.
Por isso, é importante manter um ritmo frequente de atividade física e controlar sempre a alimentação, além de lembrar de consumir alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras), pois esses levam mais tempo para serem digeridos e por isso aceleram o metabolismo.

Andréa Santa Rosa Garcia é nutricionista com foco em Nutrição Funcional, que tem como base não apenas a contagem de calorias, mas o que o corpo realmente precisa. Criadora do programa online Vida Funcional, Andrea é ainda membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine (EUA), além de ser pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, em Fisioterapia Clínica Funcional e Nutrição Ortomolecular.
Nutricionista de famosas como Juliana Paes, Cléo Pires, Sabrina Sato, Fiorella Mattheis e Angélica, Andrea é casada com o ator Márcio Garcia, com quem tem quatro filhos.








