Um treinamento no qual utiliza-se apenas o peso corporal como sobrecarga e ajuda a fortalecer os músculos, deixar pernas e glúteos torneados e secar a barriguinha. Assim é o treinamento de calistenia, que também melhora a capacidade respiratória, resistência, flexibilidade, diminui o percentual de gordura, controla o estresse e melhora coordenação motora.
Leia também:
Treinamento funcional emagrece e define músculos
Professor das famosas dá treino de 20 minutos para definir em um mês em casa
Crossfit emagrece até 800 calorias em treino potente para definir
O preparador físico especialista na modalidade, Felipe Kutianski, da Ziva Brasil, explica que entre quatro a oito semanas os resultados já aparecem em relação à força muscular e coordenação. Após oito semanas começam os resultados na diminuição do percentual de gordura e aumento de massa muscular.
Como é a aula
A aula de calistenia pode ser realizada tanto em casa, parque, praça ou academia que ofereça a modalidade, em grupo ou individual, mas sempre com acompanhamento de um profissional que tenha experiência com a prática de calistenia para aplicação dos movimentos corretos, que eventualmente pode utilizar, além do peso do próprio corpo, alguns acessórios como complementos, como barras fixas, bolas, entre outros.
A duração varia de 20 minutos a uma hora, dependendo do volume do treino e da intensidade. “O melhor investimento em saúde não é na academia ou no equipamento mais moderno, mas sim no profissional mais capacitado”, alerta.
Para se obter os resultados, o personal recomenda uma frequência mínima de três vezes na semana, mas, segundo ele, a grande maioria dos praticantes pratica as atividades cinco vezes na semana.

Calistenia x Funcional
Ele explica ainda a diferença entre calistenia e treinamento funcional, já que muitas pessoas confundem as duas práticas. “A calistenia é muito mais antiga, pode ser considerada a ‘avó’ de todas as ginásticas e outros métodos. Hoje está tão comum chamar tudo de ‘funcional’, que torna-se mais complicado entender sua real função, mas a calistenia seria a verdadeira base desses exercícios”, diz.
Quem pode praticar?
De acordo com o profissional, qualquer pessoa sem contraindicações médicas e acompanhada por um profissional de educação física pode praticar a calistenia. “Não existe uma limitação de sexo, idade ou nível de treinabilidade. Havendo liberação médica e orientação, todos poderão desenvolver uma prática segura e eficiente”, garante.