Uma mulher de 32 anos, que não teve a identidade revelada, deu entrada no Hospital Leicester Royal Infirmary, na Inglaterra, com os olhos inchados, supostamente por ter assoado o nariz com muita força, segundo o site do tabloide britânico Mirror. De acordo com a publicação, a mulher teria dito que fez muita força ao assoar o nariz quatro horas antes de chegar no hospital, quando seus olhos ficaram muito inchados, a ponto de ela quase não conseguir enxergar.
Leia também:
Tintura de cabelo quase deixa mulher cega; entenda o que aconteceu
História do bebê que ficou cego por causa de flash pode ser farsa: entenda a razão
Fotos de bebês: usar flash pode prejudicar a visão deles?
Ainda segundo o veículo, os médicos que a atenderam disseram que se ela não tratasse a lesão, poderia ter ficado cega, por causa da pressão que deixava os olhos inchados, danificando o nervo óptico.
Por que isso aconteceu?

Ao “Mirror”, os médicos afirmaram que testes identificaram que a mulher tinha uma condição denominada enfisema orbital, um inchaço causado pelo ar que se acumula no tecido mole ao redor dos olhos. O caso foi relatado na revista BMJ Case Reports, uma publicação que documenta casos clínicos incomuns. Mesmo que o enfisema orbital seja normalmente associado com um trauma, no caso dessa paciente é devido a uma causa espontânea, por causa do sopro forte do nariz, segundo parecer dado na revista.
A mulher foi medicada com antibióticos para tentar reduzir o inchaço que, em alguns casos, pode durar até duas semanas. A condição normalmente é encontrada em pessoas que sofreram algum ferimento na cabeça ou no rosto, mas neste caso, a paciente não tinha nada.
Embora seja raro, isso pode acontecer quando as pessoas fecham a boca e o nariz e expiram para limpar um bloqueio das vias aéreas. Também comum como quando se tenta impedir um espirro, por exemplo. A mulher também tinha uma fratura no nariz, mas não se sabe se essa era uma lesão já existente ou não.